Microsoft recria Basílica de S. Pedro no Minecraft para fins educacionais
- por Jorge Loureiro
- 19 de março, 2025
- 0

Os videojogos são frequentemente encarados apenas como uma forma de entretenimento, e em alguns casos, até como uma distração supérflua. No entanto, a sua utilidade vai muito além do lazer. Cada vez mais, os videojogos estão a ser utilizados como ferramentas educativas, proporcionando experiências interativas que facilitam a aprendizagem de forma envolvente e dinâmica.
Vejamos a recente parceria entre a Microsoft e o Vaticano. Através da iniciativa Minecraft Education, foi lançado o projeto Peter Is Here: AI for Cultural Heritage. De forma resumida, é uma experiência educativa valiosa que transporta os jogadores para a Basílica de São Pedro, numa versão com o estilo gráfico característico de Minecraft.
O projeto combina inteligência artificial (IA), história e preservação cultural. Os estudantes têm aqui uma forma interativa de explorarem a riqueza cultural da Basílica de São Pedro, visitando os vários pontos icónicos do edifício e múltiplas obras de arte. Para usufruírem da experiência, os utilizadores apenas precisam de fazer download do Minecraft Education (existe um free trial).
A experiência Peter is Here está divida em duas partes:
Modo de Restauração – Os jogadores assumem um papel ativo na preservação da Basílica, reparando mosaicos antigos, fortalecendo estruturas renascentistas e restaurando colunas históricas.
Exploração Histórica – À medida que os jogadores restauram o monumento, desbloqueiam novas áreas e descobrem detalhes históricos sobre a Basílica.
O jogo cobre quatro momentos importantes da história da Basílica de São Pedro:
Obelisco do Vaticano (75 d.C.)
Túmulo de São Pedro (400 d.C.)
Coluna da Rotunda (1546 d.C.)
Baldachino de Bernini (1626 d.C.)
Os estudantes utilizarão ferramentas simuladas de IA, como scanners de blocos e analisadores de danos, para identificar partes da estrutura que necessitam de reparação. Cada decisão impacta diretamente a aparência da Basílica, dando aos jogadores a oportunidade de ver em tempo real o impacto do seu trabalho na preservação deste património mundial.
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Outros artigos
Xbox Game Pass: Atomfall é a grande novidade para o final de março
- 18 de março, 2025
Rumor: Xbox de próxima geração chega em 2027, vai ser praticamente um PC
- 11 de março, 2025
0 Comentários
Efetua login para comentar