A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Project Moohan: Samsung e Google acusadas de copiar Vision Pro da Apple

Android XR vs Vision Pro
Crédito das imagens: Samsung / Apple

No Galaxy Unpacked de ontem, a Samsung e a Google surgiram como unha e carne numa apresentação que mostrou ao público o "El Dourado" que a integração da IA pode trazer aos diversos equipamentos.

A integração da IA vai além dos novos Samsung Galaxy S25, que vai contar com o Gemini 2.0 da Google para ajudar o utilizador nas mais variadas tarefas, desde a otimização da fotografia, com sugestões inteligentes de edição e captura, até ao apoio em atividades do dia a dia, como resumos automáticos de mensagens, tradução em tempo real e respostas assistidas por IA.

Uma das maiores surpresas do evento foi evento foi o Project Moohan, um capacete de AR / VR desenvolvido em parceria entre a Samsung e a Google. Apesar de a Samsung não ter revelado as especificações técnicas do dispositivo, as comparações com o Apple Vision Pro surgiram imediatamente.

De facto, olhando para os dois dispositivos lado-a-lado, existem várias semelhanças. A mais gritante é o vidro na parte frontal, que é praticamente idêntico. O resto do design é parecido, embora não seja idêntico. Há ainda a incógnita sobre o peso e o conforto do equipamento, fatores cruciais para o sucesso de qualquer headset de AR/VR.

O que já se sabe sobre o Project Moohan é que este correrá o Android XR, um sistema operativo criado pela Google especificamente para este tipo de dispositivos. Além disso, a Samsung parece estar a apostar num ecossistema aberto, o que poderá significar compatibilidade com aplicações e serviços de terceiros, uma estratégia que contrasta com a abordagem mais fechada da Apple.

A Samsung tem planos para lançar o Moohan para o público em geral, mas antes o dispositivo será disponibilizado primeiro aos programadores, para que possam criar aplicações e experiências adaptadas à plataforma.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.