Far Cry 4 não foi censurado; Ubisoft explica o que aconteceu
- por Jorge Loureiro
- 6 de abril, 2025
- 0

Notícia Atualizada (6/04/2025)
A Ubisoft ofereceu uma explicação para o sucedido e esclareceu que não foi a sua intenção censurar Far Cry 4.
Tal como publicado na conta oficial de Far Cry no X, o que aconteceu foi um erro técnico, em que elementos da versão japonesa do jogo (que estava censurada desde o lançamento), passaram para a versão global do jogo.
"Esta não foi uma atualização intencional para os jogadores globais, o problema já foi corrigido."
The content in question was not newly censored. The Japanese version of Far Cry 4 has included that censored content since launch.
— Far Cry (@FarCrygame) April 4, 2025
What happened recently was a technical error: during a backend update, the Japanese version of the game, which includes those longstanding…
Notícia original (publicada a 4/04/2025)
Não é todos os dias que um jogo com mais de 10 anos recebe uma atualização — e, por isso mesmo, quando Far Cry 4 foi atualizado recentemente, os fãs estranharam. E com razão.
Rapidamente se percebeu que o update não servia para corrigir bugs, melhorar performance ou até adicionar algo de novo. Nada disso. O objetivo foi... censurar. Literalmente.
No Reddit, o utilizador Lord_Antheron documentou as alterações visíveis após instalar o patch. A personagem Yuma, que originalmente aparecia com os seios à mostra numa cena específica, agora surge com um top cuidadosamente aplicado para cobrir tudo o que possa ofender. Já Ajay, o protagonista, teve os seus genitais cobertos com um pano na missão da Shanath Arena.
@geekinout.pt Ubisoft lança atualização para censurar Far Cry 4 e remover elementos de nudez em várias cenas do jogo. O mais estranho é que esta atualização chega mais de 10 anos após o lançamento e logo depois do investimento de mil milhões de dólares da Tencent. Cheira a esturro... #Ubisoft #Gaming #Videojogos #FarCry
♬ som original - Geekinout
A comunidade ficou naturalmente intrigada. Porquê censurar agora? O jogo saiu em 2014. Não houve polémicas recentes. A Ubisoft também não se pronunciou sobre o assunto — mas as teorias já começaram a aparecer. Uma das mais populares aponta o dedo ao recente investimento da Tencent, sugerindo que poderá ter havido um “alinhamento cultural” com novos parceiros.
Seja qual for a razão, a verdade é que esta atualização não passou despercebida. Para os utilizadores que não queiram a censura, podem escolher não instalar a atualização, mas isto exclui-os automaticamente de usufruir dos modos online.
No vídeo em baixo, podes ver a cena original de Yuma, antes da censura.
Tags:
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
0 Comentários
Efetua login para comentar