Indiana Jones vende mais na PS5 do que no Steam e Xbox, segundo dados da Alinea Analytics
- por Jorge Loureiro
- 28 de abril, 2025
- 0

Segundo dados partilhados pela Alinea Analytics, Indiana Jones and the Great Circle está a vender mais rapidamente na PS5 do que no Steam e até na própria Xbox — uma situação que promete aquecer ainda mais a discussão sobre o futuro da estratégia multiplataforma da Microsoft.
Lançado originalmente para Steam e Xbox em dezembro de 2024, Indiana Jones and the Great Circle chegou finalmente à PlayStation 5 a 17 de abril de 2025. E bastaram poucos dias para o arqueólogo mais famoso do mundo conquistar o coração dos jogadores na plataforma rival.
Em apenas seis dias após o lançamento, o jogo já tinha vendido 117 mil cópias na PS5, enquanto no mesmo período pós-lançamento no Steam tinha registado 91 mil unidades vendidas. Ou seja, o jogo está a vender 28% mais rápido na consola da Sony — e isto sem a vantagem do "hype" do lançamento inicial.
Segundo os analistas da Alinea, este sucesso pode ser explicado pelo perfil típico dos jogadores de PlayStation: uma base que adora jogos de ação e aventura focados na narrativa, como Uncharted, Spider-Man e Tomb Raider — franquias que beberam imensa inspiração do próprio Indiana Jones.
Outro fator curioso: enquanto a versão Steam e Xbox apostaram forte em edições de colecionador com acesso antecipado (dois ou três dias antes do lançamento), na PS5 o efeito "FOMO" (fear of missing out) já não era tão forte. Afinal, o jogo já estava disponível noutras plataformas há meses. Ainda assim, os números falam por si: o interesse pelo jogo na PlayStation foi genuíno.
No total, Indiana Jones and the Great Circle já vendeu mais de 300 mil cópias no Steam após quatro meses — e tudo indica que a versão PS5 deverá ultrapassar facilmente essa marca.
Com cada vez mais first-party da Xbox a chegarem às consolas da concorrência, e com resultados tão positivos como este, parece que a aventura de partilhar o tesouro pode afinal revelar-se o melhor mapa para o futuro da Microsoft no gaming.
Tags:
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
0 Comentários
Efetua login para comentar