A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Contactos

Nintendo quer forçar o Discord a revelar identidade de leaker do Pokémon Legends: Z-A

Pikachu Crying
Crédito da imagem: The Pokémon Company

A Nintendo está determinada a encontrar o responsável pela maior fuga informação na história de Pokémon — e para isso, está disposta a arrastar o Discord para os tribunais.

Segundo documentos revelados pelo site Polygon, a Nintendo submeteu um pedido formal de intimação no Tribunal Distrital da Califórnia para obrigar o Discord a fornecer a identidade do utilizador conhecido como GameFreakOUT, alegadamente responsável por divulgar ficheiros confidenciais num servidor chamado FreakLeak.

O caso remonta a outubro de 2024, quando começou a circular online uma avalanche de documentos, imagens, versões de desenvolvimento e até código-fonte relacionado com Pokémon Legends: Z-A e outros projetos não anunciados da franquia. O episódio ficou conhecido entre os fãs como o “Teraleak”, pela dimensão absolutamente absurda do conteúdo divulgado.

No processo, a Nintendo exige o nome, morada, número de telefone e e-mail do utilizador, argumentando que a fuga de informação teve origem numa partilha feita no Discord — com direito a screenshot anexo, onde se vê GameFreakOUT a publicar um ficheiro e a frase casual: “Enjoy”.

Apesar de o estúdio Game Freak ter admitido um ataque informático a 10 de outubro de 2024, os detalhes só vieram a público dois dias depois, quando os leaks começaram a espalhar-se pelas redes sociais como fogo em palha seca. A Nintendo recorreu a múltiplos pedidos de remoção de conteúdo via DMCA, mas, como é hábito, a internet foi mais rápida.

Este pedido de intimação pode ser apenas o primeiro passo. Embora não haja ainda um processo judicial em curso, a Nintendo já demonstrou no passado que não tem problemas em levar leakers a tribunal — especialmente quando o assunto envolve Pokémon.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.