A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Contactos

Tencent injeta mil milhões na Ubisoft e salva o futuro de Assassin’s Creed, Far Cry e Rainbow Six

Ubisoft Tencent
Crédito da imagem: Ubisoft

A Ubisoft acaba de dar o maior passo estratégico dos últimos anos, e não é com um novo jogo. Foi com uma salvação.

Segundo um comunicado interno revelado pelo Insider-Gaming, a Tencent vai investir 1,16 mil milhões de euros na editora francesa, numa jogada que dá à Ubisoft uma nova hipótese de se reerguer depois de vários anos complicados.

O negócio envolve a criação de uma nova subsidiária dentro da própria Ubisoft, dedicada exclusivamente às três maiores franquias da empresa: Assassin’s Creed, Far Cry e Rainbow Six. Esta unidade vai reunir os estúdios de Montreal, Quebec City, Sherbrooke, Saguenay, Barcelona e Sofia — todos eles diretamente envolvidos com estas IPs nos últimos anos.

A Tencent será dona de 25% desta nova divisão, numa parceria que visa “impulsionar estas franquias para se tornarem ícones globais incontestáveis”. Ao mesmo tempo, a Ubisoft mantém o controlo criativo e promete que esta operação vai beneficiar toda a empresa, e não apenas os estúdios ligados diretamente às séries em questão.

Segundo Yves Guillemot, CEO da Ubisoft, o acordo é “um marco histórico” para a empresa, que após anos de incerteza e lançamentos com receção mista (Skull and Bones, XDefiant, Star Wars Outlaws) precisava de estabilidade.

Este passo era necessário para recuperar o controlo do nosso futuro e criar os melhores jogos com a serenidade que isso exige”, escreveu o CEO.

A decisão surge numa altura em que a Ubisoft começa finalmente a recuperar algum entusiasmo do público, com a receção positiva a Assassin’s Creed Shadows e o anúncio de Rainbow Six Siege X a ajudarem a inverter a maré.

Ainda assim, nem tudo é entusiasmo dentro de portas. Alguns funcionários das equipas envolvidas já expressaram preocupação com o impacto da nova estrutura. Marie-Sophie de Waubert, Chief Studios & Portfolio Officer, respondeu de imediato com uma nova mensagem interna: “Isto não significa que o vosso trabalho vale menos. Este acordo vai permitir acelerar a inovação e beneficiar todos os estúdios da Ubisoft.”

Ao que tudo indica, a Tencent não terá controlo criativo sobre os jogos, mas o envolvimento direto numa das maiores unidades da Ubisoft deixa clara a importância deste investimento. Afinal, falamos de uma empresa que continua a enfrentar despedimentos, fecho de estúdios e críticas constantes à sua gestão executiva.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.