A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

16 anos de GTA 4: Recordando o jogo da Rockstar

16 anos de GTA 4

O tempo passa rápido... ontem fez 16 anos desde que GTA IV foi lançado.

Depois de GTA: San Andreas, considerado na altura como um dos melhores jogos da PS2 em todos os aspectos, as expectativas em torno de GTA IV eram gigantescas por uma multitude de razões:

  • Era o primeiro GTA para a geração HD de consolas (PS3 e Xbox 360)

  • A reputação da Rockstar Games e o seu talento já eram reconhecidos largamente

  • Marcava o regresso a Liberty City (inspirada em Nova Iorque), que foi o cenário de GTA 3

  • A série GTA foi, de todos os jogos, a que mais unidades vendeu na era da PS2 (mais de 37 milhões de unidades)

O primeiro trailer de GTA IV foi revelado a 29 de Março de 2007. O trailer, com apenas 1 minuto de duração, apresentou Niko Bellic, o protagonista, e mostrou o primeiro olhar à renovada Liberty City.

O lançamento, originalmente planeado para o mesmo ano, acabou por ser adiado para 2008 devido a problemas técnicos. GTA IV acabaria por ser lançado a 29 de Abril de 2008 para a Xbox 360 e PS3.

Com o sol californiano para trás, GTA IV assumiu um tom mais sério que GTA: San Andreas. O jogo conta a história de Niko Bellic, um ex-militar da Jugoslávia que chega a Liberty City com o típico sonho americano. Niko é recebido pelo seu primo Roman, que lhe andava a mentir descaradamente sobre a sua vida na América, contando histórias de carros desportivos, condomínios, mulheres, etc. "Chego aqui e a única coisa grande na tua vida são as baratas," é uma das frases proferidas por Niko Bellic durante os primeiros minutos de GTA IV.

O sistema de física de GTA IV estava focado no realismo, no entanto, um dos aspectos mais criticados foi a condução, que certamente requeria alguma habituação. A suspensão dos carros era sensível na hora de virar, o que levava muitos jogadores a espetarem-se contra obstáculos (eu próprio me lembro da difícil habituação). Apesar disso, actualmente, há quem argumente que em termos de física e de realismo, GTA IV consegue ser melhor do que GTA V, o que mostra como a perspectiva pode mudar com o passar dos anos

Como o primeiro jogo da saga para a geração da PS3 e Xbox 360, GTA IV trouxe várias novidades, incluindo modos multiplayer, um telemóvel através do qual podíamos convidar NPCs para várias actividades como bowling (às vezes, eram os próprios NPCs que nos ligavam para convidar), um sistema online encontros amorosos, e uma programação completa de canais de televisão. Foi também o primeiro GTA a ter escolhas narrativas.

Apesar destas novidades, ultimamente GTA IV teve menos sucesso do que GTA San Andreas, com 25 milhões de unidades vendidas vs 27 milhões de unidades. Entre os fãs, também foi amplamente considerado pior do que o seu antecessor, sobretudo pela remoção de algumas funcionalidades como as estatísticas de respeito e condição física. GTA IV também não tinha aviões para pilotar, apenas um helicóptero, nem coisas mais "fora da caixa" como o famoso Jet Pack de San Andreas obtido na missão da 69.

Com o passar dos anos, a perspectiva dos fãs tem sido mais benevolente para com GTA IV. Hoje, o jogo é elogiado pela sua história sombria e por mostrar a dura realidade muitas vezes associada ao "Sonho Americano". Niko Bellic chega a Liberty City cheio de ambições e promessas do seu primo, mas para atingir o sonho acaba por se envolver em todo o tipo de actividades ilegais.

Apesar de violência ter sido, desde início, uma constante em GTA, a série sempre teve uma atmosfera de pouca seriedade e estupidez que tirava o peso do que fazíamos ao longo da história. GTA IV mostrou uma faceta mais séria e dura do mundo criminoso. Permanece, até hoje, como uma história que vale a pena conhecer caso ainda não tenhas jogado.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.