A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

A nova IA da Nvidia é um desafio imbatível para jogadores

MIR5 Nvidia Boss
Crédito da imagem: Nvidia

A Nvidia apresentou ao mundo o primeiro boss controlado por inteligência artificial, que ganhou vida no jogo MIR5 do estúdio Wemade. Para perceber por que razão este boss é tão especial, há que entender como funcionam tipicamente os bosses em múltiplos videojogos.

O que acontece é que existe um guião por detrás dos ataques e movimentos dos bosses, permitindo eventualmente aos jogadores aprender o padrão e conseguir derrotar o boss, aproveitando os intervalos entre ataques e movimentos.

Até jogos desafiantes, como Elden Ring e Black Myth Wukong, usam este método tradicional.

Este novo boss de MIR5, chamado Asterion (Lord of the Void), usa a tecnologia Nvidia ACE, um sistema de resposta baseado em inteligência artificial que analisa o comportamento dos jogadores e batalhas anteriores, permitindo ao boss adaptar-se a cada luta.

Deste modo, o comportamento do boss e padrão de ataques vai tornar-se imprevisível para os jogadores, o que significa que pode eventualmente tornar-se num desafio insuperável.

Podes ver este boss em ação no vídeo:

A tecnologia Nvidia ACE já está implementada em vários jogos

Foi em 2023 que ouvimos falar da Nvidia ACE pela primeira vez. Em 2025, a tecnologia já está a ser usada por vários estúdios de videojogos, nomeadamente PUBG: Battlegrounds, inZOI e Naraka: Bladepoint.

A aplicação da tecnologia é variada. Para além de servir para tornar bosses capazes de se adaptarem aos jogadores, pode ser usada para criar NPCs autónomos nos videojogos, que agem e se comportam como jogadores humanos.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.