Apesar do sucesso crítico, Final Fantasy 7 Rebirth está a vender "pouco". Porquê?
- por Jorge Loureiro
- 16 de abril, 2024
- 1
Final Fantasy 7 Rebirth está a vender pouco comparativamente com o seu antecessor, apesar de ser um dos jogos mais aclamados de 2024 até agora, com uma média de 92 no Metacritic.
A informação vem de Daniel Ahmad, analista na Niko Partners, que num comentário na rede social X revelou que, dentro do mesmo período, vendeu cerca de metade de Final Fantasy 7 Remake. Além disso, parece que o jogo terá uma "cauda" mais fraca (por outras palavras, significa que as vendas a longo prazo serão menores)
Por que razão Final Fantasy 7 Rebirth está a vender menos?
Existem três potenciais razões.
A primeira é o contexto. Final Fantasy 7 Remake foi lançado em Abril de 2020, no início do confinamento devido à COVID-19.- Neste mesmo período, também se registou um enorme "BOOM" no mercado dos videojogos, simplesmente porque as pessoas estavam em casa e procuravam formas de se entreterem.
Fora isso, quando Final Fantasy 7 Remake foi lançado, a PS4 tinha uma base instalada superior a 110 milhões, praticamente o dobro do que a PS5 tem agora. Quanto maior é base instalada, mais jogos consegues vender.
A terceira razão é a inflação geral e a dificuldade maior das pessoas em pagar as contas. Em 2020 a realidade da maioria das pessoas era completamente diferente. Hoje o simples acto de ir ao supermercado é muito mais caro, o que pode deixar as pessoas com menos liberdade financeira para comprar videojogos.
It’s selling about half of what Remake sold in the same timeframe and looks like it’ll have a weaker tail (prior to any PS+ like release)
— Daniel Ahmad (@ZhugeEX) April 12, 2024
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Sobre
Outros artigos
Já podes ganhar o troféu de platina em Final Fantasy 7 Rebirth
- 12 de abril, 2024
Unboxing à PS5 Digital do 30º aniversário | Uma edição lindíssima
- 21 de novembro, 2024
Infinity Nikki recebe mini-documentário que explica todo o processo de criação
- 21 de novembro, 2024
1 Comentário
Efetua login para comentarAndrefilipesaramago
A terceira parte do jogo pode ainda surpreender em vendas, mas é uma queda estranha. O jogo desapareceu depois da semana de lançamento. Talvez a proximidade a Final Fantasy XVI tenha tido algum efeito. É inédito ter dois Final Fantasy de clase AAA a serem lançados em tão pouco tempo. O intervalo do 13 para o 15 foram uns seis anos. Acho que parte de ser fã de Final Fantasy é a espera e saber que cada geração tem uma ou duas entradas (como aconteceu na era da PS2 com FFX a abrir a geração e o XII a fechar a mesma)