A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Arm prepara-se para competir com a Nvidia nas placas gráficas

ARM GPU
Imagem via ARM

O mercado das placas gráficas para PC pode dar uma reviravolta em breve com a entrada da Arm.

A Arm é uma empresa sediada em Cambridge, Inglaterra, conhecida sobretudo pelo design de software e semicondutores para CPUs e SoC (System of Chip) para smartphones. Parece, contudo, que ambiciona deter uma fatia do mercado das placas gráficas para PC, actualmente dominado pela Nvidia.

O site israelita Globes avança que a Arm está a desenvolver uma Unidade de Processamento Gráfico (GPU) que vai competir com a Nvidia e Intel no mercado do PC. Fontes familiares com o assunto estimam que existem 100 engenheiros de chip e software envolvidos no projecto no centro de investigação em Ra'anana (Israel).

O objectivo da Arm é competir no mercado dos videojogos, mas existe a hipótese de utilizar a tecnologia para processamento de IA, tal como a Nvidia. A ser verdade, isto seria um desvio da estratégia da Arm. Até agora, dedicava-se apenas desenvolver software proprietário, que depois é vendido às companhias que fabricam os chips.

A tecnologia de videojogos da Arm aplicou-se, até agora, ao mercado mobile. Tem neste momento duas linhas de GPUs para mobile, chamadas Immortalis e Mali. Apesar de uma GPU para mobile ser bastante diferente de uma GPU para PCs Desktop, a arquitectura de GPU da Arm já inclui coisas como 2xMSAA (multisampling anti-aliasing) e ray tracing baseado em hardware.

A Nvidia tem negócios com a Arm, mas as duas não colaboram de nenhuma forma no mercado das placas gráficas. Há especulação que a GPU da Arm pode ser uma solução para acompanhar os computadores baseados na arquitectura ARM. Se assim for, a Arm passa a ter uma solução completa no mercado dos computadores.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.