A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

As editoras vão deixar de apoiar a Xbox? Uma análise aos relatos mais recentes

A Xbox está em apuros enquanto fabricante de hardware, é o que diz uma notícia do VGC publicada há umas horas.

Não tardou para que a notícia fosse replicada em dezenas de websites de renome, com títulos alarmantes. Estará realmente a Xbox em apuros? Será que as editoras vão reduzir ou deixar de apoiar completamente a marca?

Vamos respirar um pouco e analisar o que realmente foi dito e que informação sustenta as afirmações da notícia. A notícia tem por base as declarações de Chris Dring, editor chefe do GamesIndustry.biz, num vídeo publicado no Youtube.

Chris Dring esteve na GDC na semana passada e trouxe relatos de duas editoras - uma proeminente e outra não tão proeminente - que o desempenho da Xbox na Europa está a morrer.

Podes seguir a nossa cobertura mensal do mercado de jogos e ver que as vendas da Xbox estão a cair, têm caído durante o último ano e estão a cair ainda mais este ano," disse Dring. "A frase que uma grande companhia que lançou um grande jogo no ano passado foi: nem sei por que me importei em apoiar a consola."

Oficialmente, a Microsoft não revelou quantas unidades vendeu da Xbox Series X | S. Com base noutros dados, especula-se que tenham vendido cerca de 27 milhões de unidades até Fevereiro de 2024. A PS5, por outro lado, já tem uma base instalada superior a 54 milhões de unidades (quase o dobro).

É impossível negar que na corrida para vender mais unidades de consolas, a Sony está a vencer a Microsoft. No entanto, as declarações de Dring tem por base aquilo que ouviu de apenas duas editoras (existem dezenas de editoras de videojogos, para contexto). O VGC pega nisso e extrapola para "algumas editoras começam a questionar apoio à Xbox".

Como a base de consolas PS5 é maior, a probabilidade de qualquer jogo third-party vender mais na plataforma da Sony é sempre maior. Dito isto, é difícil traçar um cenário concreto da marca Xbox sem dados mais específicos. As declarações de duas editoras das quais não sabemos o nome não bastam. Há mais especulação do que realidade em torno desta notícia.

A notícia do VGC também fala como as lojas físicas europeias começaram a reduzir a secção de jogos Xbox. Isso é verdade. Basta entrar em qualquer superfície de Portugal e percebemos que a secção da PlayStation e Nintendo é muito maior. Com o Xbox Game Pass, a Microsoft está a apostar mais no formato digital. Juntem isto à falta de representação que a marca sempre teve na Europa, e é natural que as lojas tenham a sensação de que ter uma secção Xbox não compensa.

Xbox Series X | S

A estratégia da Microsoft tem sido disruptiva

A estratégia escolhida pela Microsoft para esta geração de consolas não é nada convencional. Optou por lançar todos os seus jogos no Xbox Game Pass no dia de lançamento. Todos os seus jogos agora também têm versão para PC e podem ser jogados na cloud através de smartphones e outros dispositivos como smart TVs. Agora até começou a lançar alguns dos seus jogos nas consolas rivais, como Hi-Fi Rush.

Como qualquer estratégia disruptiva, demora tempo até aparecerem resultados. É possível que a estratégia da Microsoft não resulte. Não sei se lançar os seus jogos nas consolas rivais é uma boa ideia, mas parece-me acima de tudo um teste para ver o que acontece. O meu parecer é que tira valor às consolas Xbox e pode prejudicar ainda mais a venda de hardware. No entanto, esta geração de consolas, apesar de já irmos quase a metade do caminho, ainda não acabou.

O plano da Microsoft tem sido facilitar o acesso aos seus jogos e permitir que se jogue Xbox em qualquer lado. Nesse sentido, tem conseguido cumprir a sua missão. E se queremos dados, no último trimestre a divisão Xbox registou aumento de receitas em 49%, embora em grande parte tenha sido pela aquisição da gigantesca editora Activision Blizzard King.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.

1 Comentário

Efetua login para comentar
  • img
    Andrefilipesaramago

    As editoras precisam de pensar mais é nos seus jogos e como os pretendem entregar. Vivemos numa era de jogos conceito em que tudo se resolve em vender ideias que não cabem nas caixas que temos em casa. Acho que teríamos melhores jogos se houvesse foco em entregar bom gameplay e boa performance em vez de grandes gráficos que comprometem o funcionamento do jogo. O resto é conversa de político. Tem que existir um compromisso e não pode ser o de “levar a máquina ao limite”.

    • img
      Jorge Loureiro | Fearme

      É isso mesmo.

      As consolas atuais são as mais poderosas de sempre, mas a criatividade parece ter sumido. As fórmulas são sempre as mesmas.