Cirurgiões gamers cometem menos erros e são mais rápidos
- por Jorge Loureiro
- 6 de setembro, 2024
- 0

Há muita gente ainda convencida que os videojogos são um desperdício de tempo e que não servem para nada. Mas estão errados! Está provado que os videojogos podem trazer vários benefícios para diferentes profissões, incluindo uma das mais respeitadas e importantes da sociedade: médicos cirurgiões.
Um estudo tentou encontrar uma ligação entre jogar videojogos regularmente e melhoria de habilidade nas cirurgias. E adivinhem? Uma ligação positiva foi encontrada.
O propósito do estudo foi o seguinte: medir os resultados entre as competências laparoscópicas e a capacidade de sutura dos participantes, as pontuações de videojogos, e a experiência com videojogos. O estudo foi conduzido entre 33 participantes do programa de sutura Top Gun.
Eis os impressionantes e curiosos resultados:
Cirurgiões que jogavam mais de 3 horas por semana no passado:
37% menos erros em tarefas específicas;
27% mais rapidez na conclusão das tarefas;
42% melhor pontuação geral no teste "Top Gun".
Cirurgiões que ainda eram jogadores:
32% menos erros;
Tiveram um desempenho 24% mais rápido;
Obtiveram uma pontuação geral 26% melhor.
Os melhores jogadores entre os cirurgiões:
Cometeram 47% menos erros;
Tiveram um desempenho 39% mais rápido;
Obtiveram uma pontuação geral 41% melhor.
O estudo deixa claro que existe uma correlação directa entre jogar videojogos e melhores competências laparoscópicas e a capacidade de sutura.
@geekinout.pt Há muita gente ainda convencida que os videojogos são um desperdício de tempo e que não servem para nada. Mas estão errados! Está provado que os videojogos podem trazer vários benefícios para diferentes profissões, incluindo uma das mais respeitadas e importantes da sociedade: médicos cirurgiões. Um estudo tentou encontrar uma ligação entre jogar videojogos regularmente e melhoria de habilidade nas cirurgias. E adivinhem? Uma ligação positiva foi encontrada. O propósito do estudo foi o seguinte: medir os resultados entre as competências laparoscópicas e a capacidade de sutura dos participantes, as pontuações de videojogos, e a experiência com videojogos. O estudo foi conduzido entre 33 participantes do programa de sutura Top Gun. 𝗘𝗶𝘀 𝗼𝘀 𝗶𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝘀𝗶𝗼𝗻𝗮𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗲 𝗰𝘂𝗿𝗶𝗼𝘀𝗼𝘀 𝗿𝗲𝘀𝘂𝗹𝘁𝗮𝗱𝗼𝘀 Cirurgiões que jogavam mais de 3 horas por semana no passado: • 37% menos erros em tarefas específicas; • 27% mais rapidez na conclusão das tarefas; • 42% melhor pontuação geral no teste "Top Gun". Cirurgiões que ainda eram jogadores: • 32% menos erros; • Tiveram um desempenho 24% mais rápido; • Obtiveram uma pontuação geral 26% melhor. Os melhores jogadores entre os cirurgiões: • Cometeram 47% menos erros; • Tiveram um desempenho 39% mais rápido; • Obtiveram uma pontuação geral 41% melhor. #Videojogos #Curiosidades #gamingportugal #fyp #médicos ♬ som original - Geekinout
Tags:
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Outros artigos
NieR: Piano Concert passa por Portugal para celebrar 15.º aniversário da série
- 19 de fevereiro, 2025
State of Play (fevereiro de 2025) | Revê todas as novidades anunciadas
- 13 de fevereiro, 2025
Avowed (análise) | Um RPG com um mundo envolvente, mas com combate desajeitado
- 13 de fevereiro, 2025
0 Comentários
Efetua login para comentar