A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

É verdade que 90% dos jogadores não acabaram Hellblade 2?

Hellblade 2

Hoje começou a circular uma notícia, lançada pelo TrueAchievements, que quase 90% dos jogadores instalaram Senua's Saga: Hellblade 2 não terminaram o jogo. Antes de mais, isto é certo.

Fomos comprovar por nós mesmos na aplicação da Xbox. Através do achievement final "Acaba com a Tirania", sabemos que foi desbloqueado por 13.43% dos jogadores. Ou seja, 87% dos jogadores que começaram a jogar ainda não chegaram ao final.

O primeiro instinto é ficar alarmado e fazer perguntas do tipo: por que razão ninguém acabou se é um jogo tão curto, que dura apenas entre 6 a 8 horas? De certeza que é uma seca! Antes de fazer perguntas e afirmações desse estilo, devíamos olhar para outros jogos disponíveis no Xbox Game Pass.

Se o fizermos, percebemos que isto é um fenómeno mais alastrado. Embora haja jogos com taxas de completação mais elevadas, temos exemplos de outros jogos aclamados e sucesso com taxas de completação semelhantes.

Gears 5, que já foi lançado em 2019 (ou seja, há muito mais tempo do que Hellblade 2), tem uma taxa de completação de apenas 15%. Esta é a percentagem dos jogadores que desbloquearam o achievement de terminar a campanha em qualquer modo de dificuldade.

Vários outros jogos que conferirmos têm uma taxa de completação semelhante, a maioria oscila entre 10 a 15%. Em Halo Infinite, por exemplo, menos de 10% dos jogadores chegaram ao final da campanha.

87% porcento dos jogadores não acabaram Hellblade 2

Por que razão os jogadores da Xbox não estão a terminar os jogos?

Isto é especulação da minha parte, mas creio que é um fenómeno derivado do Xbox Game Pass. Tens acesso a centenas de jogos em simultâneo e tens a liberdade de instalar o que quiseres. Podes experimentar, não gostar, e largar o jogo sem aquela sensação de culpa de ter gasto 79,99 euros num jogo que não te interessa.

Como consequência, as taxas de completação dos jogos vão sofrer com esse hábito. Não significa que todos os jogos sejam maus ou desinteressantes.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.