GTA 6 causa pânico nas editoras e vários jogos podem ser adiados fugir à data de lançamento
- por Jorge Loureiro
- 26 de março, 2025
- 0

Grand Theft Auto 6 ainda nem tem data concreta (apenas sabemos que chega no Outono de 2025, isto se entretanto não for adiado), mas já está a fazer estragos no calendário da concorrência.
De acordo com o site The Game Business, pelo menos três grandes editoras estão preparadas para adiar os seus próximos lançamentos para escapar ao que muitos chamam de "zona de impacto" — o período que rodeia a chegada de GTA 6 ao mercado.
Um executivo de topo não teve papas na língua: "Os jogos da Rockstar sugam dinheiro e, mais importante ainda, tempo do mercado." Outro foi mais longe: "Hoje em dia, o tempo é mais escasso do que o dinheiro. É difícil encontrar espaço para brilhar."
A EA já veio a público dizer que pode repensar o timing do novo Battlefield. Andrew Wilson, CEO da empresa, afirmou que estão atentos a "algumas coisas que estão a acontecer no ano" e que isso pode levar a mudanças de planos.
Isto não é paranoia.
Em 2013, GTA 5 dominou completamente o mercado: 50% de todas as receitas de videojogos nos EUA em setembro foram do jogo da Rockstar — e só foi lançado a meio do mês. No Reino Unido, durante a semana de lançamento, GTA 5 representou 89% de todos os jogos vendidos. Por estes dados dá para ver que GTA é uma verdadeira força da natureza.
É por isso que estúdios, incluindo os que fazem jogos como Fortnite, EA Sports FC ou Call of Duty, estão a considerar atrasar atualizações ou evitar novidades no mesmo período. Até estúdios de jogos live-service estão a preparar-se para abrandar.
Mas nem tudo são certezas.
É possível que o impacto de GTA 6 não seja tão devastador como o de GTA 5. Afinal, o mercado mudou, os hábitos dos jogadores também, e há mais jogos a disputar a atenção. Mesmo assim, enquanto a Rockstar não disser a data exata, o pânico vai continuar. E, quem sabe, até um eventual adiamento pode baralhar ainda mais os planos de toda a gente.
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
0 Comentários
Efetua login para comentar