A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

INYGON acusada de dever milhares de euros a funcionários

Inygon dívidas
Crédito da imagem: Inygon

Actualização

Desde a publicação da notícia, o RTP Arena publicou também sobre as alegações de dívida da Inygon e recebeu uma resposta da companhia. Eis a resposta na íntegra, via RTP Arena:

“A Inygon reconhece as dificuldades enfrentadas ao longo do último ano, já conhecidas por grande parte da comunidade. Recentemente, a empresa passou por um processo de reestruturação, finalizado com o encerramento dos últimos Splits, para garantir que as competições continuassem a decorrer, sem comprometer o acesso das equipas portuguesas às competições internacionais.

Atualmente, a empresa continua a gerir uma situação financeira delicada, sendo credora de centenas de milhares de euros, num processo que tem sido demorado. No entanto, mantemos as principais competições ativas, porque acreditamos que desistir agora seria injusto para a comunidade e para o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 10 anos.

Temos já um plano para os próximos anos, que será partilhado brevemente com todas as equipas participantes. Nele, explicaremos a nossa visão para o futuro das competições e a forma como pretendemos resolver os problemas que ainda persistem. Este processo continuará a ser conduzido dentro da legalidade, como sempre fizemos, mas reconhecemos que levará tempo até ser completamente executado.

Estamos totalmente disponíveis para dialogar com qualquer pessoa que se sinta prejudicada por esta situação, com o objetivo de encontrar soluções viáveis dentro das nossas possibilidades.

Reconhecemos que circulam vários rumores, mas garantimos que estamos focados em cumprir com todas as nossas obrigações e responsabilidades. Continuamos a trabalhar intensamente para superar estas dificuldades e retomar as competições e as épocas desportivas regulares, tal como no passado – um passado que alguns parecem ter esquecido.

Gostaríamos também de expressar o nosso sincero agradecimento às marcas e parceiros que apoiaram e continuam a apoiar as nossas competições, como a LPLOL e o Tempest. A sua confiança e apoio foram fundamentais para o desenvolvimento das modalidades, e é importante realçar que os problemas que enfrentamos não foram causados por estas marcas. Continuamos a valorizar e a proteger as nossas relações com todos os parceiros que desejam contribuir para o crescimento do ecossistema nacional.

Compreendemos as frustrações de todos os envolvidos e reiteramos a nossa disponibilidade para o diálogo e a procura de soluções, com total transparência e responsabilidade, mas sempre dentro das limitações legais e contratuais a que estamos sujeitos.”


Notícia original

A empresa de gaming & esports Inygon está a ser acusada de dever milhares de euros a funcionários, não pagando os salários e prestações de serviços em atraso. O tema já tinha vindo à baila há uns meses em discussões nas redes sociais e agora voltou a surgir através de uma publicação no Reddit.

O utilizador LostEffect996, com quem trocamos mensagens privadas e prefere permanecer no anonimato, relata que trabalhou alguns meses para a Inygon em eventos realizados em Portugal. Queixa-se que já passaram meses e ainda não recebeu pelos serviços prestados.

Por mensagem privada, o utilizador confirmou que o valor em dívida ronda os 700 euros e que ajudou a empresa devido a falta de staff nos eventos realizados. Todavia, acrescenta que tem conhecimento de casos mais graves (mais de 15 pessoas) em que a dívida chega aos milhares (mais de 5000 euros em alguns casos).

O contrato com a Inygon é verbal, segundo o próprio utilizador. A justificação da empresa é que está dependente do pagamento de outras empresas (é mencionada a cadeia de lojas Worten) para pagar.

Fiquei a saber pelos meus colegas que estão todos na mesma situação que eu e que devem milhares, não só a trabalhadores como também a jogadores e organizações que fazem parte das ligas deles. Continuam a operar nesta situação e vejo que recrutam novos tolos como eu sem consciência. Pelo que os meus colegas disseram a probabilidade de não ser pago é muito grande," escreveu o utilizador.

Em Abril, a Inygon havia dito que pretendia regularizar as dívidas até ao final do semestre, no entanto, claramente isso não aconteceu. Outro utilizador, Moreira Design, comentou no X, em resposta à publicação do Reddit, que a Inygon lhe deve cerca de 4000 a 5000 euros. Desde 2022 que não recebeu nenhum pagamento, acusa.

Já contactámos a Inygon para responder às acusações.

A Inygon é a empresa que actualmente organiza a liga oficial de League of Legends em Portugal (LPLOL) e a Tempest, a liga oficial de Valorant também para Portugal.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.