Nova estratégia da Square Enix inclui mais lançamentos multiplataforma
- por Jorge Loureiro
- 13 de maio, 2024
- 0
A Square Enix delineou uma nova estratégia de negócio para os próximos 3 anos. A estratégia, que já entrou em vigor no presente ano fiscal, está assente em quatro pilares e inclui mais lançamentos multiplataforma, aproveitando ao máximo todas as oportunidades para aumentar a sua base de fãs.
Os quatro pilares da nova estratégia da Square Enix são:
Aumentar a produtividade através da optimização de desenvolvimento no segmento de Entretenimento Digital (DE);
Diversificar as oportunidades de ganhos através do reforço dos pontos de contacto com os clientes;
Implementar iniciativas para criar estabilidade adicional na base;
Atribuir capital tendo em consideração o equilíbrio entre investimentos de crescimento e retorno para os accionistas;
No primeiro pilar, a Square Enix vai começar a dar prioridade à qualidade em vez de quantidade. Além disso, vai focar-se em títulos que "ofereçam experiências inesquecíveis que atraiam consumidores e garantam entusiasmo". Para alcançar isso, vai lançar regularmente jogos AAA das suas grandes franquias para manter e construir a sua base de fãs.
No segundo pilar, é dito que vai mudar para uma "estratégia multiplataforma agressiva" que inclui as plataformas da Nintendo, PlayStation, Xbox e PC. A Square Enix diz que isto será especialmente verdade para "grandes franquias e títulos AAA", para criar um cenário em que mais consumidores podem desfrutar dos seus jogos.
O plano da editora japonesa envolve também uma estratégia de cross-media para abordar novos mercados. Mais concretamente, "vai expandir a área do negócio de licenças ao estabelecer um novo departamento focado no desenvolvimento de IPs em mercados globais". A Square Enix não menciona especificamente filmes ou séries, mas parece que é uma das suas ideias.
Sobre o terceiro pilar, os escritórios da Europa e América vão passar por reestruturações para optimizar custos. As colaborações do grupo entre o Japão e ocidente também serão mais promovidas, "fortalecendo as funções do seu sítio de desenvolvimento em Londres". A Square Enix quer "mais mobilidade de talento entre as suas divisões do Japão e as funções de publicação do grupo no Ocidente."
No último pilar, a Square Enix vai alocar um máximo de 100 mil milhões de ienes (cerca de 594 milhões de euros) para investimentos estratégicos nos próximos três anos, escolhendo "oportunidades de investimento que contribuam para a melhoria do seu valor corporativo". Para os accionistas, serão lançados dividendos regulares com o objectivo de chegar a um rácio de 30%.
O que achas da nova estratégia da Square Enix?
Tags:
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Outros artigos
DLC de Stellar Blade x NieR: Automata já tem data
- 11 de novembro, 2024
Fechar a Arkane Austin foi estúpido, diz fundador
- 31 de outubro, 2024
Nvidia destronou Apple e tornou-se na mais valiosa do mundo, mas por pouco tempo
- 26 de outubro, 2024
Netflix encerra estúdio de videojogos AAA na Califórnia
- 22 de outubro, 2024
0 Comentários
Efetua login para comentar