A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Phil Spencer explica a estratégia da Xbox: "Cada decisão que tomamos hoje e amanhã é para o melhor da Xbox"

A estratégia da Microsoft para a atual geração tem deixado até alguns fãs da marca perplexos.

Tradicionalmente, as fabricantes de consolas limitavam os jogos produzidos "em casa" às suas consolas, mas nesta geração a Microsoft decidiu quebrar o molde e começar a lançar os seus jogos noutras consolas.

Numa entrevista com o Polygon na GDC, Phil Spencer, o líder da divisão Xbox, explicou o pensamento por detrás da estratégia da marca e como estão a preparar o futuro.

A decisão de lançar jogos first-party nas consolas rivais surge como uma resposta à falta de crescimento da indústria (o mercado de consolas está estagnar) e adaptação à Gen Z (o grupo etário que nasceu entre 1997 e 2012).

"Cada decisão que tomamos hoje e amanhã é para o melhor da Xbox. Sei que às vezes as coisas tornam-se em armas, ou que existe alguma maldade nos bastidores que nos obriga a fazer as coisas - o Phil odeia exclusivos e é por isso que somos como a PlayStation e a Switch agora. Cada decisão que tomamos é para tornar a Xbox mais forte a longo prazo. Não significa que toda a gente vai concordar com todas as decisões. Mas é fundamental para a forma como tomamos decisões.

Phil Spencer afirma que a noção de que a Xbox é apenas um dispositivo que se liga à televisão "não é algo que vemos nas investigações da Gen Z, porque nada é assim para eles".

Alguns têm iPhone, outros Android, mas todos os jogos e o resto é igual. Eu posso ter o Tiktok em ambos, por enquanto. Tudo está disponível onde querem. Por isso, para a Xbox, o nosso pivot de marca - à medida que atraímos e mantemos relevância com uma audiência mais nova - é que a Xbox é um sítio onde posso encontrar os grandes jogos que quero."

A nossa opinião

Phil Spencer não está a falar à toa e claramente dá entender que fizeram uma investigação de mercado e das futuras gerações antes de tomarem este rumo. O facto da Xbox ser a primeira marca com este tipo de atitude pode ser, de facto, uma mais valia nas futuras gerações. Às vezes não é fácil ser pioneiro. E os resultados não aparecem imediatamente.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.