Phil Spencer explica a estratégia da Xbox: "Cada decisão que tomamos hoje e amanhã é para o melhor da Xbox"
- por Jorge Loureiro
- 26 de março, 2024
- 0
A estratégia da Microsoft para a atual geração tem deixado até alguns fãs da marca perplexos.
Tradicionalmente, as fabricantes de consolas limitavam os jogos produzidos "em casa" às suas consolas, mas nesta geração a Microsoft decidiu quebrar o molde e começar a lançar os seus jogos noutras consolas.
Numa entrevista com o Polygon na GDC, Phil Spencer, o líder da divisão Xbox, explicou o pensamento por detrás da estratégia da marca e como estão a preparar o futuro.
A decisão de lançar jogos first-party nas consolas rivais surge como uma resposta à falta de crescimento da indústria (o mercado de consolas está estagnar) e adaptação à Gen Z (o grupo etário que nasceu entre 1997 e 2012).
"Cada decisão que tomamos hoje e amanhã é para o melhor da Xbox. Sei que às vezes as coisas tornam-se em armas, ou que existe alguma maldade nos bastidores que nos obriga a fazer as coisas - o Phil odeia exclusivos e é por isso que somos como a PlayStation e a Switch agora. Cada decisão que tomamos é para tornar a Xbox mais forte a longo prazo. Não significa que toda a gente vai concordar com todas as decisões. Mas é fundamental para a forma como tomamos decisões.
Phil Spencer afirma que a noção de que a Xbox é apenas um dispositivo que se liga à televisão "não é algo que vemos nas investigações da Gen Z, porque nada é assim para eles".
Alguns têm iPhone, outros Android, mas todos os jogos e o resto é igual. Eu posso ter o Tiktok em ambos, por enquanto. Tudo está disponível onde querem. Por isso, para a Xbox, o nosso pivot de marca - à medida que atraímos e mantemos relevância com uma audiência mais nova - é que a Xbox é um sítio onde posso encontrar os grandes jogos que quero."
A nossa opinião
Phil Spencer não está a falar à toa e claramente dá entender que fizeram uma investigação de mercado e das futuras gerações antes de tomarem este rumo. O facto da Xbox ser a primeira marca com este tipo de atitude pode ser, de facto, uma mais valia nas futuras gerações. Às vezes não é fácil ser pioneiro. E os resultados não aparecem imediatamente.
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Outros artigos
People Can Fly cancela RPG cooperativo de acção após anos em produção
- 26 de abril, 2024
Fallout 4 terá update next-gen no PS Plus, Bethesda confirma erro
- 25 de abril, 2024
Revelada espectacular Xbox Series X dedicada a X-Men 97
- 23 de abril, 2024
0 Comentários
Efetua login para comentar