A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Phil Spencer fala sobre despedimentos na Xbox: "Se não há crescimento, os custos tornam-se desafiantes"

Phil Spencer Xbox

No início de 2024 a indústria de videojogos passou por uma colossal vaga de despedimentos. Uma das empresas mais afetadas foi a Microsoft, que tinha acabado de adquirir o aglomerado Activision Blizzard King.

Mais de 1900 funcionários da Xbox e Activision Blizzard perderam o trabalho. A justificação de Phil Spencer, líder da Xbox, foi que, após a aquisição estar consolidada, havia áreas em que os funcionários coincidiam com funções.

Phil Spencer voltou a falar do tema dos despedimentos da indústria numa entrevista com o Polygon. Desta vez, alertou para a falta de crescimento da indústria dos videojogos e da necessidade de agradar aos accionistas.

"O que me preocupa mais na indústria é a falta de crescimento. Quando tens uma indústria com projecções para ser mais pequena no próximo ano em termos de jogadores e dólares, e tens muitas companhias negociadas publicamente que têm de mostrar crescimento aos seus investidores - por que razão é que alguém vai ter uma acção se não vai crescer? - os custos são o lado escrutinado do negócio. Se não vais crescer as receitas, então a parte do custo torna-se desafiante."

Na mesma entrevista, Phil Spencer abordou os custos em crescimento de desenvolver videojogos, e com isso, a aversão das editoras ao risco aumentou. Neste momento, o custo de fazer um jogo pode ultrapassar os $300 milhões. Phil Spencer recorda-se que, no passado, traçar orçamentos e prever margens de lucro era mais fácil, além de ser mais barato fazer jogos.

O aumento no custo de desenvolvimento, e o limite de alcance de jogos exclusivos, é uma das razões pela qual a Microsoft optou por experimentar disponibilizar alguns dos seus jogos nas consolas rivais.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.