A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

PS5 Pro vs PC | Quais as vantagens e desvantagens de cada plataforma?

PS5 Pro vs PC
Qual é a plataforma para ti: PS5 Pro ou PC? (Imagem editada por Geekinout.pt)

Com data de lançamento anunciada para 7 de Novembro, a PS5 Pro está prestes a chegar.

Uma das questões e dúvidas mais comum é se vale a pena comprar uma PS5 Pro ou um PC. Tendo em conta o elevado preço desta consola (799,99 euros) comparativamente às restantes disponíveis no mercado, é normal que se comece a considerar se não compensa mais um PC, uma plataforma que apesar de ser historicamente mais cara, traz benefícios e vantagens não encontradas nas consolas.

Portanto, se estás com essa dúvida, e queres ajuda para decidir entre comprar uma PS5 Pro ou um PC, ao longo deste artigo vamos enumerar as vantagens e desvantagens de cada plataforma de uma forma imparcial. No final, cabe-te a ti decidir qual é a melhor plataforma para investir. Para uns, a PS5 Pro pode ser a escolha mais indicada, para outros pode ser o PC.

Se estás indeciso entre uma PS5 e PS5 Pro, também temos um comparativo (carrega no link).

Specs da PS5 Pro vs PC

Os specs oficiais da PS5 Pro já são conhecidos. De forma resumida, é isto o que a consola oferece:

  • CPU x84-64 AMD Ryzen (zen 2) | 8 núcleos / 16 segmentos

  • GPU 16.7 TFLOPS, RDNA AMD Radeon

  • Memória: GDDR6 16 GB + DDR5 2GB

  • SSD personalizado de 2 TB

Olhando para números brutos, o desempenho da GPU da PS5 Pro fica entre uma Nvidia 4060, que debita 15 TFLOPS, e uma 4060 TI, com 22 TFLOPS. No caso das gráficas da AMD, o mais próximo é uma Radeon RX 6800, com um desempenho de 16.17 TFLOPS. No entanto, de acordo com Richard Leadbetter, fundador do Digital Foundry, a placa gráfica que mais se aproxima do que a PS5 Pro oferece é a RTX 3070 Ti.

É importante perceber que este tipo de comparações directas valem o que valem. A GPU da PS5 Pro é personalizada para a consola e tem tecnologias como próprias como o PSSR. Além disso, a optimização dos jogos nas consolas pode fazer milagres e ultrapassar uma gráfica com poder equivalente no PC. No que toca ao CPU, o mais próximo do PC é um AMD Ryzen 7 3700X com frequência de 3.6 GHz.

Quanto à memória RAM, a novidade da PS5 Pro é que tem 2 GB adicionais de memória DDR5, que poderão ser específicos para o SO, libertando os 16 GB de GDDR6 para os jogos. No caso do PC, para superar a PS5 Pro na RAM terias de ter 24 GB ou 32 GB, porque a maioria das memórias são vendidas em módulos de 8 ou 16 GB.

Experiência de jogo: Performance, qualidade gráfica e FPS

A grande novidade da PS5 Pro comparativamente à PS5 normal é que, na maioria dos jogos (embora dependa de cada caso), consegue oferecer taxas de quadros a 60 FPS com resolução ligeiramente superior (mas na maioria dos jogos, o 4K não é nativo, mas sim upscale via PSSR) e efeitos ray-tracing ligados. Vemos isto em Marvel's Spider-Man 2, por exemplo, em que já não tens de comprometer os 60 FPS e a resolução para ter os efeitos ray-tracing ligados. Na PS5 Pro corre com a fluidez dos 60 FPS e belos reflexos do ray-tracing, sem compromissos na resolução padrão.

No entanto, tudo isso é possível já é possível na versão PC de Marvel's Spider-Man 2 e nos restantes jogos. Na prática, a PS5 Pro apenas uma oferece um salto em desempenho comparativamente à PS5 normal. No que toca a desempenho sem compromissos, o PC continua a ser rei, ainda que isso implique um custo maior no hardware, mas isso deixamos para outro tópico deste artigo.

Conclusão: No que toca a desempenho, o PC é capaz de oferecer desempenho superior à PS5 Pro, dependendo do hardware.

Catálogo de jogos e exclusivos

O argumento principal das consolas comparativamente ao PC foi sempre os jogos exclusivos. Em 2024, isso deixou de ser um argumento. A única companhia que ainda tem verdadeiros exclusivos é a Nintendo. A Microsoft lança todos os seus jogos no PC e alguns até na PS5. A PlayStation já lança jogos no PC e, no caso de LEGO Horizon Adventures, até na Nintendo Switch.

Olhando para o caso mais específico da PlayStation, a marca continua a lançar os seus exclusivos primeiro na PS5. Só mais tarde, passados uns meses ou anos, é que são lançados para PC. Nos últimos tempos, a janela de espera tem ficado mais curta. Dito isto, a realidade em 2024 é que já não precisas de uma consola PlayStation para jogar os seus exclusivos.

As vantagens aqui do PC são claras:

  • Podes jogar títulos da PS4 e PS5

  • Podes jogar títulos da Xbox Series

  • Podes jogar títulos que não estão disponíveis nas consolas

Conclusão: No que toca a variedade de jogos, o PC é neste momento a melhor plataforma.

Personalização e Upgrade

A PS5 e a PS5 Pro oferecem mais possibilidades de personalização do que as consolas anteriores. Podes trocar as tampas da consola para alterar o aspecto visual e também fazer upgrade ao SSD. Porém, ainda não é suficiente para ombrear com as possibilidades do PC, em que podes trocar qualquer peça e escolher cada componente a dedo.

Conclusão: O PC é a plataforma que oferece mais personalização e possibilidades de upgrade

Preço e acessibilidade: Custo inicial e manutenção

Não há como ignorar este facto: o custo inicial de um PC equivalente ou superior à PS5 Pro custa mais do que 799,99 euros. A PS5 Pro, é por isso, uma escolha mais lógica para quem não quer gastar mais do que esse valor no momento da aquisição.

É possível superar o desempenho da PS5 Pro no PC? Obviamente que sim, mas terias de gastar mais do que 799,99 euros para obteres um desempenho equivalente à PS5 Pro no PC. Como a RTX 3070 Ti já foi descontinuada, o mais próximo que encontras em termos de desempenho é a RTX 4060 Ti, uma placa gráfica que custa à volta de 400 euros. Com os restantes 400 ainda ainda precisas de adquirir o CPU, RAM, SSD, Motherboard e uma caixa. Portanto, ainda que um PC Gaming possa superar o desempenho da PS5 Pro, precisas de gastar consideravelmente mais do que 799,99 euros para comprar o hardware necessário.

No que toca a manutenção, apesar persistir o mito que precisas de estar constantemente a fazer upgrade ao PC, isso simplesmente é não verdade. Um bom PC para jogar permite rodar tranquilamente todos os lançamentos atuais e futuros durante cinco ou seis anos. Ajustando as definições gráficas e de desempenho dos jogos, até dura mais. Uma GTX 1080 (lançada em 2016) ainda consegue rodar Dragon Age: The Veilguard com qualidade respeitável, um jogo de 2024.

Conclusão: O PC tem um custo inicial mais caro do que uma PS5 Pro. Na manutenção das plataformas, não há diferença.

Multiplayer e custos associados

Para quem prefere jogar títulos online com multiplayer, o PC tem a vantagem de não requerer subscrições. Na PS5 Pro precisas de uma subscrição PS Plus, que custa 71,99€ por 12 meses (isto se a Sony não aumentar o preço novamente). Ao longo de 4 anos isso representa um custo adicional de quase 288 euros. No PC, jogar online é gratuito em todos os jogos.

Conclusão: Para quem prefere jogar online, a PS5 Pro custa 71,99€ por ano devido à subscrição PS Plus. No PC o multiplayer é gratuito.

Preço dos jogos

Embora já haja exemplos de títulos a custar 79,99 euros no PC, como Call of Duty: Black Ops 6, a maioria dos jogos custam menos. Até os próprios jogos da Sony custam menos no PC. Basta olhar para God of War Ragnarok, que custa 79,99 euros na PS5 e 59,99 euros no PC (são menos 20 euros!). Além disso, as promoções são mais comuns e agressivas no PC, devido à concorrência entre lojas como a Steam, Epic Games Store e GOG.

Na PS5 Pro estás completamente dependente da PS Store da Sony (a consola não tem leitor de discos) e do seus preços, a não ser que queiras gastar 119,99 euros num leitor de discos à parte, o que abre a possibilidade de adquirir jogos em formato físico em várias lojas. Fora isto, no PC existem ofertas regulares de jogos através da Epic Games Store, o que permite compor uma biblioteca de jogos a custo zero. Além disso, subscrições como a Prime Gaming fazem ofertas mensais de jogos em que ficam para sempre associados à tua conta (contrariamente ao PS Plus, em que precisas de pagar todos os meses para ter acesso aos jogos).

Conclusão: Os jogos são mais baratos no PC e há mais possibilidades de adquirir jogos sem pagar nada.

Retro-compatibilidade e acessórios

A PS5 Pro é retrocompatível com os jogos da PS4. A maioria dos acessórios da PS4 também funcionam na PS5. No PC não existem praticamente limitações. O mesmo acontece com os acessórios. No PC podes usar tanto o Dualsense, como o comando da Xbox Series X, como o Pro Controller da Nintendo Switch. O leque de escolha é maior.

Conclusão: O PC oferece mais possibilidades de retro-compatibilidade e compatibilidade com acessórios.

Considerações finais: escolher entre a PS5 Pro e PC em 2024

Para simplificar as coisas, eis uma tabela com os prós e contras de cada plataforma, incluindo alguns pontos menos importantes que não foram referidos ao longo do artigo mas que podem pesar na tua escolha:

Prós do PC

Contras do PC

Melhor desempenho dependendo do hardware

Custo inicial mais elevado

Catálogo mais variado de jogos

Escolher o hardware é difícil para os menos entendidos

Retro-compatibilidade praticamente sem limites

Menos apelativo para quem quer jogar no sofá

Multiplayer online gratuito

Geralmente os jogos estão menos optimizados

Podes escolher jogar de rato/teclado ou de comahdo

Jogos a menor preço

Possibilidade de upgrade no futuro

Prós da PS5 Pro

Contras da PS5 Pro

Melhor benefício custo / desempenho

Multiplayer online pago

É mais fácil para utilizadores casuais de tecnologia

Jogos mais caros

Mais apelativa para jogadores de sofá

Retro-compatibilidade limitada

Geralmente os jogos estão mais optimizados

Estás preso ao ecossistema da PlayStation

Jogar exclusivos PlayStation primeiro

Apesar do PC ter mais vantagens, não significa que é a melhor escolha para toda a gente. Alguns dos prós da PS5 Pro podem pesar mais na escolha de alguns. Portanto, antes de tomares uma decisão, deves colocar tudo na balança e ver o que realmente importa mais para ti.

Espero ter ajudado!

Partilha:
Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.