A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

RTX 5080 não aguenta Spider-Man 2 no máximo sem ajuda da DLSS

Spider-Man 2
Imagem editada com elementos da PlayStation e Nvidia

A nova RTX 5080 da Nvidia chegou ao mercado com a promessa de ser uma das placas gráficas mais poderosas da atualidade, mas não é suficiente para correr Marvel’s Spider-Man 2 no máximo sem recorrer a tecnologia de upscaling via IA.

O título da PlayStation, que esta semana chegou ao PC, coloca à prova o hardware de última geração graças ao seu mundo aberto massivo, movimentação rápida com web-swinging e efeitos de ray-tracing avançados.

No entanto, sem a ajuda do DLSS (Deep Learning Super Sampling), a RTX 5080 não consegue manter 60 FPS estáveis em 4K nativo com todas as definições no máximo.

RTX 5080 falha o teste do desempenho

O canal de YouTube zWORMz Gaming testou Marvel’s Spider-Man 2 na RTX 5080. Os resultados não foram encorajadores para quem esperava um desempenho estável sem depender de IA. Eis os principais pontos do teste:

  • 4K Nativo + Máximas Definições + Ray-Tracing Ultimate: o desempenho oscila entre 39 e 40 FPS.

  • Com DLSS (Modo Qualidade) ativado: os FPS sobem para 60 FPS, mas ainda com algumas quedas ocasionais.

Ou seja, sem a ajuda do DLSS, o jogo não corre de forma fluída na RTX 5080, levantando questões sobre a direção da Nvidia com a nova geração de placas gráficas. As novas RTX 50 têm sido alvo de ceticismo por parte dos jogadores, sobretudo devido à maior aposta da Nvidia em tecnologias de IA em vez de um aumento significativo do poder de processamento.

Com um preço mínimo de 1169€, a RTX 5080 está longe de ser barata, e os jogadores começam a ponderar alternativas. Muitos preferem adiar a compra de uma nova GPU ou procurar uma RTX 4090, que, apesar de pertencer à geração anterior, continua a entregar um desempenho superior.

Como nota final, é preciso levar em conta que Marvel’s Spider-Man 2 acabou de ser lançado e tem sofrido críticas por falta de optimização. É possível que o desempenho do jogo na RTX 5080 melhore depois de múltiplas atualizações.

Além disso, outros testes mostram que o jogo é mais dependente do CPU do que da gráfica. Ainda que o hardware de teste esteja equipado com um AMD Ryzen 7 9800X3D (um excelente processador para gaming), parece que o jogo precisa de mais optimizações a nível de CPU.

RTX 5080 Spider-Man 2 Imagem via zWORMz Gaming

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.