RTX 5080 não aguenta Spider-Man 2 no máximo sem ajuda da DLSS
- por Jorge Loureiro
- 4 de fevereiro, 2025
- 0
A nova RTX 5080 da Nvidia chegou ao mercado com a promessa de ser uma das placas gráficas mais poderosas da atualidade, mas não é suficiente para correr Marvel’s Spider-Man 2 no máximo sem recorrer a tecnologia de upscaling via IA.
O título da PlayStation, que esta semana chegou ao PC, coloca à prova o hardware de última geração graças ao seu mundo aberto massivo, movimentação rápida com web-swinging e efeitos de ray-tracing avançados.
No entanto, sem a ajuda do DLSS (Deep Learning Super Sampling), a RTX 5080 não consegue manter 60 FPS estáveis em 4K nativo com todas as definições no máximo.
RTX 5080 falha o teste do desempenho
O canal de YouTube zWORMz Gaming testou Marvel’s Spider-Man 2 na RTX 5080. Os resultados não foram encorajadores para quem esperava um desempenho estável sem depender de IA. Eis os principais pontos do teste:
4K Nativo + Máximas Definições + Ray-Tracing Ultimate: o desempenho oscila entre 39 e 40 FPS.
Com DLSS (Modo Qualidade) ativado: os FPS sobem para 60 FPS, mas ainda com algumas quedas ocasionais.
Ou seja, sem a ajuda do DLSS, o jogo não corre de forma fluída na RTX 5080, levantando questões sobre a direção da Nvidia com a nova geração de placas gráficas. As novas RTX 50 têm sido alvo de ceticismo por parte dos jogadores, sobretudo devido à maior aposta da Nvidia em tecnologias de IA em vez de um aumento significativo do poder de processamento.
Com um preço mínimo de 1169€, a RTX 5080 está longe de ser barata, e os jogadores começam a ponderar alternativas. Muitos preferem adiar a compra de uma nova GPU ou procurar uma RTX 4090, que, apesar de pertencer à geração anterior, continua a entregar um desempenho superior.
Como nota final, é preciso levar em conta que Marvel’s Spider-Man 2 acabou de ser lançado e tem sofrido críticas por falta de optimização. É possível que o desempenho do jogo na RTX 5080 melhore depois de múltiplas atualizações.
Além disso, outros testes mostram que o jogo é mais dependente do CPU do que da gráfica. Ainda que o hardware de teste esteja equipado com um AMD Ryzen 7 9800X3D (um excelente processador para gaming), parece que o jogo precisa de mais optimizações a nível de CPU.
Imagem via zWORMz Gaming
Tags:
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Outros artigos
Dragon Ball Sparking! ZERO bate recordes e ultrapassa 5 milhões de cópias vendidas
- 4 de fevereiro, 2025
Fortnite: depois da Nike, sapatilhas da Adidas também estarão no jogo
- 4 de fevereiro, 2025
Kingdom Come Deliverance 2: queres um jogo grande? A platina demora 200 horas
- 4 de fevereiro, 2025
Valve pode estar a preparar nova consola para competir com a PS5
- 4 de fevereiro, 2025
0 Comentários
Efetua login para comentar