Santuário que inspirou Ghost of Tsushima bane todos os turistas após ato de desrespeito imperdoável
- por Jorge Loureiro
- 25 de março, 2025
- 0

O Watazumi Shrine, um belo exemplar dos Torii japoneses e que inspirou Ghost of Tsushima, proibiu oficialmente todos os turistas depois de um ato de desrespeito imperdoável praticado por um estrangeiro.
O ato em questão que provocou esta decisão não foi revelado, no entanto, de agora em diante, apenas será permitida a entrada a congregantes, tal como relatado pelo Automaton Media. A decisão foi comunicada pelos responsáveis do santuário através das redes sociais, e entrou em vigor já no dia 23 de março.
Segundo o comunicado, o Watazumi Shrine — localizado na ilha japonesa de Tsushima — decidiu restringir o acesso a todos os visitantes não religiosos após anos de incidentes e comportamentos inapropriados por parte de turistas. O mais recente, classificado como um “ato de desrespeito grave e imperdoável” cometido por estrangeiros, terá sido o ponto de rutura.
Este santuário tornou-se famoso entre os fãs de videojogos depois de Ghost of Tsushima, da Sucker Punch Productions, ter popularizado a ilha e alguns dos seus locais reais. O Watazumi Shrine é considerado uma das inspirações para o Scarlet Rock Shrine presente no jogo, e até chegou a receber donativos generosos dos fãs — cerca de 27 milhões de ienes, cinco vezes mais do que o pedido inicial — após ter sido danificado por um tufão em 2020.
Apesar do apoio inicial, os problemas multiplicaram-se nos últimos anos. De acordo com o Tokyo Weekender, já existiram ocasiões em que o santuário chegou a proibir temporariamente a entrada a visitantes da Coreia do Sul devido a comportamentos recorrentes e inadequados. Agora, após o incidente de 22 de março, os responsáveis decidiram encerrar de vez o acesso a turistas.
No mesmo comunicado, o santuário refere que tem recebido visitantes que vandalizam o espaço sagrado e que houve até casos de abuso verbal e físico contra os funcionários. A equipa de gestão confessa estar a atravessar um momento de grande “sofrimento psicológico” e considera que a administração do espaço “está em risco”.
Além da proibição de entrada a turistas, também passam a ser proibidas as fotografias, vídeos e transmissões em direto. Os responsáveis esclarecem, no entanto, que os fiéis que desejarem tirar fotos não serão impedidos, desde que a visita seja feita com respeito.
Quem vê este lugar apenas como um parque temático ou um local fotogénico não é um adorador”, explicaram.
Crédito da imagem: @watadzumijinja, originalmente publicada no X
Tags:
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Outros artigos
Super-heróis em fato de banho vão invadir Marvel Rivals este verão
- 21 de abril, 2025
0 Comentários
Efetua login para comentar