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Será que o mercado VR está em declínio?

Mercado VR 2024
Crédito imagem: Maxim Hopman (Unsplash)

Num recente inquérito realizado pela Game Developers Collective, foi revelado uma percentagem considerável de produtores de videojogos acredita que o mercado de realidade virtual (VR) está estagnado.

Este estudo reflete as várias preocupações crescentes sobre o futuro deste setor, relembrando que até pouco a realidade virtual era vista como uma das principais inovações na indústria da tecnologia.

Do total de entrevistados, 38% consideraram que o mercado está parado. No entanto, 23% acreditam que está a crescer. Por contraste, 18% acreditam que está a decrescer.


imagem via Game Developer Collective

Obstáculos no mercado VR

Existe uma diversidade de razões pelas quais o mercado VR está estagnado ou até mesmo em declínio, mas segundo os produtores entrevistados as principais razões apontadas foram:

  1. Alcance limitado e tamanho restrito do mercado (88%)

    • O mercado de VR ainda não atingiu um público amplo e diversificado.

  2. Dificuldade em criar experiências confortáveis e imersivas (38%)

    • Desafios técnicos na criação de videojogos que sejam envolventes, e que não causem desconforto aos jogadores.

  3. Falta de financiamento ou oportunidades financeiras (35%)

    • A escassez de investimentos e apoio financeiro também dificulta o desenvolvimento de projetos neste setor.

  4. Preço elevado dos headsets de VR

    • O preço elevado dos dispositivos como PlayStation VR2 (599,99€) é visto como uma grande barreira para muitos, limitando o crescimento do mercado.

As barreiras de acesso e o retorno de investimento parece desanimar tanto criadores quanto consumidores na compra desta tecnologia.

Futuro do mercado VR

Mesmo com o lançamento de novos VR's e todo o entusiasmo gerado em volta deles, como a Apple Vision Pro, acredita-se que o mercado ainda precise de uma grande reformulação para voltar a comtemplar uma forma sustentável.

Com a pergunta "O seu estúdio irá alguma vez incorporar RV?" feita aos produtores, 53% responderam que essa transição não será uma opção, 13% acreditam que poderá ocorrer nos próximos 5 anos, 6% nos próximos 2 a 5 anos, e 4% dentro de 1 a 2 anos.


imagem via Game Developer Collective

Foto de Rita Vieira - Autor na Geekinout
Autor

Rita Vieira

A Rita adora jogos de tiros competitivos como Rainbow Six Siege e Fornite. Joga tanto que os comandos não lhe duram e precisa de comprar novos regularmente. Também dá uns toques em Minecraft ocasionalmente.

1 Comentário

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    Fgeitas

    Bom artigo. acho que falas exactamente dos factores que tornam esta tech tao dificil de ser adotada Eu sei que é hot take, mas acho que eu nunca fui grande defensor de VR para jogos. Acho que a tech tem as suas aplicações, mas no fim do dia, não acho que seja um método confortável de jogar. Alias isso a um preço alto de entrada para uma tecnologia que ainda não se provou no mercado, e tens aqui um dilema que diria que causa uma bola de neve também. Não há pessoas interessadas porque a tech não parece tão fixe, e depois não há investimentos para melhorar porque não há pessoas interessadas Outro fator que eu acho também é que..tu precisas de espaço para uma boa experiência VR. As novas gerações estão a ter um problema de espaço nas habitações. São cada vez mais caras por m^2 , o que faz que um utilizador comum não tenha espaço para VR. É um monte de coisas acho. Já se anda a dizer que VR é o futuro desde 1980's (se calhar mais cedo)... cá estamos 40 anos depois e ainda dizemos o mesmo.