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The First Berserker: Khazan (Antevisão) | Um Soulslike com Identidade Própria?

The First Berserker: Khazan demo
Crédito de imagem: Neople / Nexon

Recentemente, tive a oportunidade de experimentar uma das mais recentes demos disponíveis na PlayStation Store.

A demonstração gratuita de The First Berserker: Khazan foi lançada a 16 de janeiro de 2025 na PS Store, oferecendo aos jogadores uma pequena amostra do que o título completo trará em março.

Considerado um RPG de ação inspirado no universo de Dungeon Fighter Online, o jogo destaca-se pela animação dos personagens, combinando uma estética realista com gráficos 3D em cel-shaded e uma jogabilidade focada em combates hardcore. A proposta promete uma experiência fortemente inspirada no género soulslike.

Com lançamento previsto para 27 de março, The First Berserker: Khazan já está disponível para pré-venda, com duas opções: a edição normal e a edição deluxe antecipada.


Sobre The First Berserker: Khazan

  • Plataforma testada: PS5

  • Disponível também para Xbox Series e PC

  • Género: RPG de Ação

  • Preço: 59,99 euros

  • Produtora: Neople


Qual é a história de The First Berserker: Khazan?

No início da demo, não é fácil perceber exatamente o que aconteceu com o protagonista ou como foi amaldiçoado após ser exilado pelo seu império.

No entanto, à medida que se avança, a narrativa vai sendo revelada gradualmente, o que desperta curiosidade para descobrir mais sobre os acontecimentos. A premissa inicial pode parecer um pouco confusa, mas consegue envolver o jogador e incentivá-lo a querer saber mais sobre o desenrolar da história.

A narrativa, embora fragmentada, é expressiva e cativante. Enquanto tentava entender melhor o que aconteceu ao protagonista, senti-me compelida a pesquisar mais sobre o passado de Khazan.

The First Berserker: Khazan leva os jogadores numa jornada num mundo completo por reinos sombrios e dominados pelo caos. Ao longo da história, acompanhas o protagonista Kazhan, um guerreiro que fora amaldiçoado após ser falsamente acusado de traição e condenado ao exílio. Após perder tudo que havia conquistado como o general do império Pell Los, Kazhan é mandado para as montanhas Frostwin.

Assim, começa toda a sua jornada para descobrir a verdade por trás das falsas acusações que o levaram à sua queda, onde terá de derrotar vários inimigos e bosses.

Khazan nas montanhas Frostwin (Crédito de imagem: Neople)

Combate claramente inspirado nos soulslike

Assim que os primeiros combates surgem, percebe-se rapidamente a estrutura clássica de um soulslike, com ataques fracos e fortes, desvio, parries (bloqueios) e muito mais.

Antes de enfrentar o primeiro boss, os combates iniciais servem para o jogador se familiarizar com as mecânicas e entender como estas serão essenciais para confrontos futuros contra inimigos mais poderosos.

Durante a demo, os tipos de inimigos encontrados variam bastante, incluindo soldados, macacos, ursos, lobos, javalis e até Yetis.

Além disso, o jogo mantém os comandos de ataque sempre visíveis no canto superior esquerdo, facilitando a adaptação.

A mecânica de desvio é, de um modo geral, satisfatória, permitindo movimentação eficaz. No entanto, a sua execução perfeita não parece trazer grandes vantagens.

As hitboxes (detecção de colisão) também apresenta algumas inconsistências: mesmo ao executar um desvio perfeito, há momentos em que o jogador pode ser atingido.

Primeiro Boss Final (Crédito de imagem: Neople)

Dificuldade: desafiante, mas justo

A dificuldade do jogo está bem equilibrada. O confronto com o primeiro boss revelou-se desafiante, mas ao perceber que era possível utilizar parries em todos os ataques, a luta tornou-se mais acessível.

Ainda assim, o domínio dos parries não facilita excessivamente o jogo, mantendo o desafio característico do género.

A opção de alterar a dificuldade só é desbloqueada após derrotar o primeiro boss, obrigando os jogadores a enfrentá-lo na dificuldade normal.


(Crédito de imagem: Neople)

Gráficos: um jogo com identidade visual

O jogo apresenta gráficos bem trabalhados e um estilo artístico único, diferenciando-se de outros títulos do género. Como mencionado anteriormente, a estética realista combinada com animações de alta qualidade reforça a identidade visual do jogo.

As cinemáticas são outro ponto positivo, proporcionando momentos de pausa para apreciar a narrativa e aprofundar a imersão na história.

Recompensa de arma (Crédito de imagem: Neople)

Sobre a otimização e Desempenho

A otimização foi um dos aspetos menos positivos da demo. Durante a jogabilidade, foram notadas quebras de desempenho, com quedas de FPS que comprometem a fluidez e a imersão.

Definitivamente, este é um ponto que deveria ser ajustado antes do lançamento oficial.

Khazan (Crédito de imagem: Neople)

Conclusão

The First Berserker: Khazan apresenta uma proposta promissora dentro do género soulslike, mas a demo já evidencia alguns problemas técnicos que precisam ser corrigidos. Apesar dessas falhas, o jogo é uma aposta interessante para os fãs do género que procuram algo diferente.

A demo inclui apenas dois bosses e, pessoalmente, consegui terminá-la em cerca de 1h30 a 2h.

Se a versão final trouxer melhorias na otimização e no equilíbrio das mecânicas, The First Berserker: Khazan tem potencial para se destacar entre os RPGs de ação de 2025.

Foto de Rita Vieira - Autor na Geekinout
Autor

Rita Vieira

A Rita adora jogos de tiros competitivos como Rainbow Six Siege e Fortnite. Joga tanto que os comandos não lhe duram e precisa de comprar novos regularmente. Também dá uns toques em Minecraft ocasionalmente.