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Xbox cresceu graças à Activision Blizzard, mas as vendas de consolas caíram

Xbox Q3 Resultados

A Microsoft revelou os resultados financeiros do Q3 para o ano fiscal de 2024, e juntamente com essas informações, sabemos como se está a comportar a divisão da Xbox.

  • No geral, a divisão de gaming cresceu 51%, mas 55 pontos do impacto líquido são da Activision Blizzard, o que significa que sem esta aquisição, o segmento de gaming teria uma queda de 4%;

  • A Activision Blizzard registou receitas de $1.97 mil milhões no Q3, mas os custos de integração e transacção foram de $980 milhões. Juntamente com outros custos operativos de $1.34 mil milhões, a Activison Blizzard teve perdas de $350 milhões;

  • Segundo Satya Nadella, CEO da Microsoft, no início deste mês havia 7 jogos da Xbox no top 25 de vendas da PlayStation graças à iniciativa de lançar os jogos da marca noutras plataformas

  • O segmento de conteúdos e serviços da Xbox cresceu 62% de ano para ano, mas novamente, 61 pontos de impacto líquido vêm da Activision Blizzard. Excluindo a gigantesca editora, o crescimento da Xbox seria de 1%.

  • As receitas de hardware, não influenciadas pela adquisição da Activision Blizzard, caíram 31% comparativamente ao mesmo período do ano passado, devido a menos consolas vendidas.

A nossa opinião

A aquisição da Activison Blizzard pela Microsoft foi estratégica, servindo para mais do que fortalecer o futuro catálogo da Xbox. No entanto, ainda vai demorar tempo até que a editora esteja completamente integrada dentro da Microsoft. Até lá, é normal que continuem a haver custos de reajustes.

Quanto à queda nas vendas das consolas, é proporcional à aposta da Microsoft noutras plataformas como o PC e mobile. Se existem alternativas para jogar os jogos da Xbox fora de uma consola Xbox, é normal que haja consumidores que optem por alternativas e, portanto, haja menos interesse no hardware próprio da marca.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.