Xbox perde terreno na Coreia do Sul e é acusada de ignorar os jogadores locais
- por Hugo Antunes
- 15 de abril, 2025
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A Microsoft tem vindo a enfrentar críticas na Coreia do Sul por, alegadamente, “virar as costas” ao quarto maior mercado de videojogos do mundo, a Coreia do Sul. A falta de localização dos seus jogos originais para o idioma coreano tem vindo a gerar muita frustração no país.
O caso mais recente envolve The Outer Worlds 2, da Obsidian Entertainment, que deverá ser lançado ainda este ano.
Ao contrário do primeiro título, que chegou com legendas em coreano logo no lançamento, a sequela não apresenta qualquer referência ao idioma nas lojas digitais, o que foi algo surpreendente. Quando questionada sobre o assunto, a Xbox respondeu que “não tem nada a anunciar neste momento”, o que aumentou ainda mais o descontentamento dos fãs.
Esta já não é a primeira vez que a Microsoft é criticada por "abandono" do idioma coreano.
Em 2023, o lançamento de Starfield causou polémica ao chegar sem suporte à língua local, apesar de ter sido amplamente promovido com marketing adaptado ao público coreano e até mesmo ir até ao facto de incluir algumas referências culturais, como o prato "Chapaguri" e o navio "Haemosu". Os jogadores sentiram-se enganados.
Enquanto isso, empresas como a Sony e a Nintendo continuam a oferecer suporte completo à língua coreana nos seus títulos principais, o que acentua a diferença de abordagem de cada editora e também a diferença de popularidade – nos últimos anos com a queda da quota da Xbox de 17.8% para 10.9%.
A Microsoft tem vindo a escavar o seu próprio buraco ação apos ação. Até mesmo títulos como Avowed, que tinham prometido uma atualização com traduções coreanas, acabaram por adiar esse lançamento de fevereiro para agosto.
A estratégia da Microsoft pode se definir como sendo arriscada, porquê?
Apesar da Coreia representar apenas cerca de 1,5% das receitas globais de consolas, sobretudo devido ao domínio dos jogos mobile e online, a Coreia permanece como quarto maior mercado mundial no geral.
Isso pode fazer muita diferença para a marca, e poderá ser uma estratégia que vá sair cara à Microsoft.
(via Automaton)
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Hugo Antunes
O Hugo é aquele gamer raiz que ainda sente uma saudade quase romântica da PS2 e da PSP — porque, convenhamos, nada superava um bom FIFA ou um Grand Turismo. Mas o tempo não perdoa e recentemente trocou o comando pelo mobile... só que em vez de jogar casualmente no sofá, virou um verdadeiro monstro competitivo no Clash Royale e Brawl Stars - até já enfrentou alguns dos melhores do mundo! A nostalgia bate de vez em quando, mas agora a missão é clara: continuar a destruir no campo de batalha! Nem mesmo o aviso de bateria fraca consegue pará-lo!
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