Com a segunda temporada de Os Anéis do Poder prestes a terminar, e com um Balrog a desempenhar um papel importante nos eventos finais, muito fãs desde universo que nunca leram os livros de Tolkien procuram saber, afinal, qual a origem destas temidas criaturas da Middle-Earth.
Ao longo deste artigo, vamos explicar sucintamente, a origem dos Balrogs. Os Anéis do Poder já é a segunda adaptação em que os Balrogs aparecem. A primeira vez que apareceram foi no filme Lord of the Rings: A Irmandade do Anel. Nesse filme, Galdalf faz frente a um Balrog que habita nas grutas de Khazad-dûm. O Balrog que aparece em Os Anéis do Poder é o mesmo.
Em resumo
Os Balrogs são demónios de fogo que habitam a Middle-Earth
Previamente, os Balrogs eram Maiar, espíritos que ajudavam os Valar
Morgoth, o primeiro senhor das trevas, corrompeu alguns Maiar
Os Maiar corrompidos foram transformados em espíritos malvados
A Origem dos Balrogs
Para entender a origem dos Balrogs, é preciso perceber como foi concebido o universo de Tolkien. Antes sequer de existir a Middle-Earth (que é onde se passa os eventos de Rings of Power, Lord of the Rings, e The Hobbit), existiam os Ainur, seres espirituais que cantavam uma grande música cósmica sob a direção do supremo ser, Eru Iluvatar. Entre os Ainur, estavam os Maiar, basicamente espíritos menor que prestavam auxilio aos Valar, os deuses responsáveis pela criação do mundo. Gadalf é um exemplo de um Maiar, enviado pelo próprio Eru Ilúvatar para prestar auxilio para combater as forças maléficas na Middle-Earth.
Morgoth e a corrupção
No início de Rings of Power, ouvimos falar do nome de Morgoth, que foi o senhor das trevas antes de Sauron. Anteriormente conhecido como Melkor, Morgoth foi um Maiar seduzido pelo desejo de poder. Morgoth foi o primeiro senhor das trevas da Middle-Earth e o criador dos Balrogs.
Antes de serem corrompidos por Morgoth, os Balrogs, também conhecidos como Valaraukar, eram Maiar. Foram transformados em espíritos de fogo, rodeados de escuridão, com chicotes de fogo.
Também pode ser do teu interesse:
Os Balrogs na Primeira Era
Na Primeira Era da Middle-Earth, os Balrogs foram poderosos aliados de Morgoth. Quando a fortaleza de Morgoth foi destruída pelos Valar, os Balrogs fugiram para Oeste e esconderam-se nas profundezas de Angband. Anos mais tarde, quando Morgoth conseguiu roubar os Silmarils a Valinor, os Balrogs ainda estavam em Angband à sua espera.
Foi durante a batalha Dagor-nuin-Giliath (Batalha debaixo das Estrelas) que os Elvos enfrentaram pela primeira vez os Balrogs. Fëanor, senhor dos elfos, acabou por ser mortalmente ferido por Gothmog, Senhor dos Balrogs. Os filhos de Fëanor ainda lutaram contra os demónios de fogo, mas não conseguiram salvar o pai.
A Queda de Morgoth e o Destino dos Balrogs
Com a derrota de Morgoth no final da Primeira Era, vários Balrogs foram mortos ou aprisionados nas profundezas da Middle-Earth. No entanto, alguns conseguiram escapar e esconderem-se em lugares remotos. É caso do Balrog de Khazad-dûm. Aqui os eventos dos livros são diferentes da série Rings of Power.
Nos livros de Tolkien, o Balrog de Moria apenas acorda durante a Terceira Era. A série Rings of Power, que decorre na Segunda Era, mostra o mesmo Balrog a acordar mais cedo. Este é a criatura que Gandalf e a Irmandade do Anel encontraram no primeiro filme Lord of the Rings, quando se vêm obrigados a fazer um desvio pelas Minas de Moria.
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Outros artigos
Filme Minecraft recebe trailer oficial
- 20 de novembro, 2024
Filme de Minecraft: vê como vai ser o zombie e esqueleto
- 19 de novembro, 2024
Gladiator II gera $87 milhões na estreia
- 18 de novembro, 2024
Predator vai ser o herói em Predator: Badlands, e não um humano
- 16 de novembro, 2024
0 Comentários
Efetua login para comentar