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Dragon Age: The Veilguard teria mais sucesso como live service, acredita CEO da EA

Dragon Age: The Veilguard
Crédito da imagem: EA Games / Bioware

Num mercado em que os jogadores estão cada vez mais saturados de jogos como serviço - e como prova temos um cemitério cheio de jogos falhados ao longo dos anos - Andrew Wilson, CEO da EA, acredita que Dragon Age: The Veilguard, o mais recente RPG da Bioware, teria tido mais sucesso se tivesse incorporado elementos desse tipo de jogos.

Segundo os dados oficiais da EA, Dragon Age: The Veilguard registou 1.5 milhões de jogadores no trimestre anterior, falhando em cumprir as metas estabelecidas pela empresa. Dito isto, é preciso levar em conta que até FC Sports 25, um jogo de uma franquia incrivelmente popular, não esteve à altura das expectativas da editora.

Agora, na reunião com os investidores para apresentar os resultados do trimestre anterior e previsões para o próximo, Andrew Wilson deu o seu parecer sobre os motivos que levaram o jogo da Bioware a falhar:

Para ir além audiência core, os jogos precisam de se ligar diretamente às exigências em evolução dos jogadores, que procuram cada vez mais caraterísticas de mundo partilhado e um envolvimento mais profundo, juntamente com narrativas de alta qualidade nesta categoria tão apreciada. Dragon Age teve um lançamento de alta qualidade e foi bem avaliado pela crítica e pelos jogadores; no entanto, não ressuou com um público suficientemente vasto neste mercado altamente competitivo", disse Wilson.

Apesar dos jogos como serviço terem o potencial para serem altamente lucrativos, também são um risco e podem tornar-se em desastres gigantescos com consequências económicas severas. Para 2024, a PlayStation tinha anunciado planos para investir mais neste tipo de jogos, mas agora parece estar a recuar lentamente no seu plano inicial.

Enquanto isso, RPGs tradicionais como Baldur's Gate 3 não só mostram que é possível ganhar prémios (inclusive de Jogo do Ano) como ser um sucesso de vendas.

(via PC Gamer)

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.