A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Preview: LEGO Horizon Adventures é surpreendente e adorável

LEGO Horizon Adventures
Já jogámos LEGO Horizon Adventures! (Crédito da imagem: PlayStation / LEGO)

Acho que a Sony pode ter encontrado uma mina de ouro com LEGO Horizon Adventures.

É uma forma engenhosa de introduzir uma das suas propriedades mais populares noutras consolas, como a Nintendo Switch, sem propriamente comprometer a exclusividade dos jogos principais, ainda que ambos, Zero Dawn e Forbidden West, estejam disponíveis para PC.

Ainda não percebi a razão pela qual não existe versão Xbox, mas parece que a Sony está a ser mais selectiva onde coloca os seus jogos, ao contrário da Microsoft, que adoptou uma estratégia onde não há mesmo barreiras: os seus jogos podem ser jogados em todo o lado, até nas consolas das rivais directas.

É também uma forma de apresentar a propriedade a uma geração mais nova de jogadores, num jogo mais simples e com um tom mais leviano e juvenil graças às tiradas humorísticas que agora aparecem a meio da história.

Qual a sensação de jogar LEGO Horizon Adventures

Tendo jogado cerca de 1 hora recentemente, fiquei moderadamente surpreendido com o que pude experimentar. Para começar, LEGO Horizon Adventures está completamente dobrado para português de Portugal. É apenas o segundo jogo da LEGO com esta característica (a propósito de curiosidade, o outro jogo é LEGO City Undercover, originalmente lançado na Wii U). A dobragem é de qualidade e não senti necessidade nenhuma de trocar para as vozes originais porque me pareceram naturais, sem aquele tom de estranheza que por vezes pode atormentar as dobragens.

A jogabilidade de LEGO Horizon Adventures é uma versão simplificada do que encontras nos jogos da linha principal Horizon. Atirar com o arco de Aloy resume-se a carregar no quadrado, o que desencadeia um disparo rápido com um toque simples. Se ficares a carregar no botão, surge um cursor que vai aumentar de tamanho, um sinal de que quanto mais tempo carregares, maior será o alcance da flecha que estás prestes a disparar. Há power-ups para encontrar, mas na demo, apenas encontrei um que me permitia disparar múltiplas flechas em simultâneo e em várias direções, uma importação directa do jogo da Guerilla Games.

Os adversários são humanos de tribos rivais e máquinas, todas elas engenhosamente recriadas com peças de LEGO. A mecânica de arrancar várias peças das máquinas a meio do combate permanece em Horizon Adventures. Embora apenas possas apontar o arco num plano horizontal, as peças em que acertas e posteriormente arrancas vai depender se a flecha acerta de frente, de lado ou de trás. O combate é apimentado por outras coisas que vais encontrando, como barris explosivos, fogueiras que, se disparares através delas, acendem a tua flecha e incendeiam o sítio onde acertam. Também há coisas mais parvas, como um carrinho que lança cachorros-quentes explosivos à sua volta durante um curto período de tempo.

Portanto, a sensação de jogar LEGO Horizon Adventures é de um jogo mais simples e casual, mas divertido. O jogo também permite jogar em modo cooperativo. Uma particularidade é que o ecrã nunca fica dividido, o segundo jogador simplesmente é arrastado para o sítio do primeiro se ficar demasiado longe. Ou seja, o jogador um é quem manda realmente na partida.

LEGO Horizon Adventures é um jogo em mundo aberto?

É outra diferença que acho pertinente sublinhar. Horizon Adventures é um jogo linear. Embora a história siga de perto os acontecimentos de Horizon Zero Dawn, é basicamente uma versão resumida com toques humorísticos bem metidos. O jogo funciona por níveis, os quais escolhes a partir de uma área central. Nesta área, à medida que vais progredindo, podes desbloquear e personalizar uma série de coisas. É aqui que vais gastar as peças LEGO que recolhes ao longo dos níveis ao destruir os elementos do cenário. Apesar da linearidade, os níveis têm frequentemente pequenos desvios onde encontras baús com peças extra.

Imagem via PlayStation

Imagem via PlayStation

Os níveis mantêm a identidade de Horizon, mas num jogo que tem claramente a personalidade típica dos jogos da LEGO. Por isso é que acho que existe tanto valor no que a PlayStation / LEGO estão a fazer aqui. Sim, é Horizon, mas num formato completamente diferente, ao ponto que quem jogou Zero Dawn ou Forbidden West pode desfrutar desta experiência sem sentir que está a jogar a mesma coisa. Foi isto o que senti na primeira hora de jogo a que tive acesso. Obviamente, as impressões podem mudar depois de jogar a versão final.

Visualmente, é um jogo apelativo. Sendo um jogo LEGO, não aponta obviamente para o realismo que Zero Dawn e Forbidden West tentam alcançar. No entanto, desengana-te se achas que Horizon Adventures é um jogo menos complexo graficamente por causa disso. Todas as técnicas mais recentes de grafismo estão presentes.

Não consigo deixar de sentir que a fórmula vai ser um sucesso. A PlayStation tem neste momento um claro plano de transmídia. Os seus jogos estão a ser convertidos para outros formatos, como filmes e séries. Agora, Horizon foi convertido para um jogo da LEGO, o que pode potenciar a audiência da propriedade. Não é um jogo revolucionário, mas a mecânica do arco e flecha tornam-no diferente o suficiente de outros jogos da LEGO. A promessa é de um jogo de diversão descomprometida e uma forma light de conhecer a história de Zero Dawn e as suas várias personagens.

LEGO Horizon Adventures vai ser lançado a 14 de Novembro para PC, PlayStation 5 e Nintendo Switch.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.