A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

PS5 Pro é equivalente a uma RTX 4070, diz Digital Foundry

PS5 Pro RTX 4070
Crédito da imagem: Nvidia

Será que é possível montar um PC equivalente à PS5 Pro pelo preço de 799,99 euros?

Nos últimos dias tem havido jogadores a argumentar que sim. Houve inclusive quem partilhasse builds com preço semelhante ao da consola a proclamar que eram iguais ou melhores em desempenho.

O Digital Foundry, que é uma autoridade em hardware e no mundo da tecnologia associada a videojogos, não partilha da mesma opinião. Richard Leadbetter foi convidado pelo IGN para responder a várias questões e não acredita que possas montar um PC equivalente à PS5 Pro com o mesmo dinheiro.

Para começar, existe a questão da placa gráfica. Richard Leadbetter explicou que não existe uma placa gráfica da AMD com as funcionalidades equivalentes da PS5 Pro. O mais parecido que existe seria uma RTX 4070 da Nvidia (diz que a PS5 normal seria uma RTX 4060). Ora, uma RTX 4070 custa entre 500 a 600 euros, dependendo da marca.


Lê também: Quando abrem as reservas da PS5 Pro


Fora a placa gráfica, há que colocar os restantes componentes no PC. Estamos a falar do CPU, SSD de 2TB, memória RAM, motherboard, ventoinhas, caixa do PC e ainda periféricos como rato e teclado. Portanto, segundo Richard Leadbetter do Digital Foundry, terias que gastar mais do que 799 euros para montar um PC equivalente à PS5 Pro.

A nossa opinião

Não vamos argumentar contra com uma autoridade Richard Leadbetter neste assunto. É certo que montar um PC para jogar é mais custoso do que uma consola. Dito isto, adquirir um PC Gaming pode ficar mais em conta a longo prazo se tiveres em conta que nas consolas é preciso uma subscrição para jogar online e os jogos são mais caros no lançamento.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.