Senna (crítica) | Série obrigatória para quem adora F1
- por Jorge Loureiro
- 2 de dezembro, 2024
- 0
Ayrton Senna é um nome lendário na Fórmula 1.
O piloto de origem brasileira marcou para sempre a modalidade motorizada, não só pelo seu estilo de condução feroz, não dando tréguas a nenhum adversário na hora de alcançar a vitória, mas também pela surreal forma como conseguia domar os bravos monolugares da época e como se dedicava de corpo e alma à competição.
A minissérie da Netflix, com apenas 6 episódios, é uma bela homenagem ao piloto e conta a sua história dentro e fora dos circuitos. Para quem já conhece a história, ou para quem assistiu ao documentário Senna (2010), a série da Netflix não vai apresentar nada de novo, é simplesmente uma forma divertida e dramatizada de saber como Senna tomou de assalto a Fórmula 1 e se converteu num dos melhores pilotos de sempre.
Logo no início, somos transportados para Portugal, na final do Campeonato Mundial de Kart de 1979. Senna acabaria por vencer a prova, colocando-se empatado em termos de pontos com o holandês Peter Koene. Apesar do empate, a interpretação do regulamento dos organizadores daria a vitória a Koene, traçando um paralelismo para os problemas que Senna enfrentou anos mais tarde na FIA, liderada Jean-Marie Balestre.
A série procura mostrar como o piloto brasileiro, apesar do seu enorme talento nato, sempre enfrentou adversidades inesperadas, sobretudo de pessoas que não o queriam ver a triunfar. Mostra também como, apesar de vir de uma família abastada no Brasil, ainda precisou de vender um carro e de implorar dinheiro ao pai para pagar o início da sua carreira na Fórmula Ford, campeonato que acabaria por vencer no seu primeiro ano e que lhe abriria as portas para a Fórmula 3.
Gabriel Leone faz um desempenho impecável a interpretar Ayrton Senna, mostrando as várias facetas do piloto. Vemos como adorava a sua família, como contava sempre com a mãe e o pai para o apoiarem, e também os vários relacionamentos amorosos que teve ao longo dos anos, que acabaram sempre por não resultar pela dedicação que Senna tinha ao desporto. Na hora de decidir o que era prioridade, o desejo inabalável de Senna de vencer dava primazia às pistas.
Tratando-se de uma minissérie, o único ponto negativo de Senna da Netflix é como algumas temporadas e melhores momentos de Senna nos circuitos de F1 foram rapidamente resumidas. A partir de um certo momento, a série apressa-se para introduzir o conflito que teve com o piloto francês Alain Prost, quando foi seu companheiro de equipa na McLaren. As Temporadas de 92 e 93 também são apenas uma nota de rodapé na série, falhando em mostrar como o carro da Williams se tinha tornado superior devido a assistências electrónicas, que acabariam por ser banidas em 1994.
Veredicto
A série Senna da Netflix cumpre o seu papel de tributo ao lendário piloto brasileiro. Oferece uma visão acessível e envolvente da sua trajectória, dentro e fora das pistas. Gabriel Leone faz uma interpretação impecável de Senna, com um enredo que consegue fazer um apanhado considerável das várias conquistas do piloto ao longo da sua carreira. Dito isto, a produção podia ter explorado melhor algumas temporadas da F1, sobretudo a temporada que antecedeu a sua morte trágica no circuito de Imola. Não obstante, seja para os fãs de Senna ou mesmo para quem não conhece o piloto, a série é uma excelente forma de relembrar e perceber porque, ainda hoje, o piloto é considerado como um dos melhores, se não mesmo o melhor, da F1.
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Outros artigos
Netflix | Eis as novidades de Dezembro
- 2 de dezembro, 2024
Squid Game Temporada 2 tem novo trailer repleto de intriga
- 27 de novembro, 2024
Star Wars Skeleten Crew estreia mais cedo na Disney Plus
- 26 de novembro, 2024
Tony, a série de Tony Carreira, já tem data de estreia na TVI e Prime Video
- 22 de novembro, 2024
0 Comentários
Efetua login para comentar