A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Vai conduzir um Uber, diz ex-presidente da PlayStation a quem foi despedido

Cris Deering ex PlayStation
Crédito da imagem: Chris Deering (Linkedin)

Chris Deering, que chegou a ser presidente da PlayStation Europe durante 11 anos (esteve no cargo até 2005) partilhou o seu ponto de vista relativamente à grande onda de despedimentos que está a afectar a indústria dos videojogos em 2024.

O ex-executivo participou no podcast "My Perfect Console" de Simon Parkin e respondeu com declarações controversas direccionadas às pessoas afectadas. Comentou que deviam ir conduzir um uber e ou ir para a praia durante um ano.

Eis o que foi dito concretamente:

Não acho que seja justo dizer que os despedimentos sejam resultado de ganância. Eu sempre tentei minimizar a velocidade com que contratávamos porque sabia que havia um ciclo e não queria acabar a ter os mesmos problemas que a Sony teve com a electrónica. Agora, claro, houve um grande despedimento nos estúdios da Sony em Londres, mas esse estúdio era dirigido de Amesterdão há já alguns anos... e não sei, se o dinheiro não está a vir dos consumidores no teu último jogo, vai ser difícil justificar gastar dinheiro no próximo jogo. Acho que é muito doloroso para os gestores, mas não acho que ter habilidade nesta área de game dev vai ser uma vida inteira de pobreza ou limitação. É onde está a acção, é como na pandemia. Mas agora vais ter que tirar... perceber como atravessar, vai conduzir um Uber, vai para a praia, encontra um sítio barato para viver um ano. Mas continua a acompanhar as notícias, porque assim que sais fora do comboio, é muito mais difícil.

Até agora, houve mais de 11 500 pessoas despedidas na indústria dos videojogos em 2024. Em Fevereiro, a PlayStation foi uma das empresas com enormes cortes, anunciando que ia despedir 900 pessoas, cerca de 8% da sua força total.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.