A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Voz original de Son Goku será convertida por IA para outros idiomas

Masako Nozawa voz Son Goku
Masako Nozawa, a voz original de Son Goku (imagem via IMDB)

O panorama da indústria do entretenimento está a ser radicalmente alterado pela introdução da inteligência artificial. Essas mudanças estão também a caminho do mundo do anime.

A empresa de dobragem Aoni Production anunciou que chegou a um acordo com a CoeFont Co., Ltd para submeter a voz de actores de dobragem famosos, como Masako Nozawa, a voz japonesa de Son Goku, e Banjo Ginga, que participou em inúmeros animes e videojogos, a tratamento por IA.

O que significa isto em concreto? O objectivo é converter o áudio gravado noutras línguas, como inglês e chinês. Nesta primeira ronda da parceria, vão participar 10 actores da Aoini Production (ainda não sabemos os restantes).

Kenjiro Takeuchi, CEO da Aoni Production. destaca a importância da IA ser baseada em humanos e vê a tecnologia como uma forma de apoiar as pessoas e expandir as possibilidades. Disse também que ajuda a proteger os direitos dos artistas, impedindo que outras IAs aprendam e imitem as suas vozes.

Ambas as empresas sublinham que a tecnologia não vai ser usada na área da actuação e dobragem de filmes e animes em línguas estrangeiras. Prometem um compromisso entre distinguir claramente vozes geradas por IA e actores de voz.

Portanto, nesta primeira etapa, parece que a tecnologia será usada para criar múltiplas variações de vozes, com base nas amostras dos actores. Isto é importante. Se de repente é possível pegar na voz de Masako Nozawa e traduzir na perfeição para português, preservando toda a entoação e tonalidade, o que acontece aos dobradores nacionais?

Fonte: Oricon

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.