A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

A Xbox perdeu a guerra das consolas, diz WSJ

Xbox vs PlayStation
Crédito da imagem: Xbox

A Xbox perdeu a guerra das consolas... é a afirmação que encontramos numa nova reportagem do Wall Street Journal que analisa o modelo de negócio actual da Xbox, o número de consolas vendidas comparativamente à sua rival directa (a PlayStation), e a quantidade de subscritores do Game Pass.

Apesar da afirmação fortíssima, que já está a provocar ondas de choque entre fanboys, a reportagem tem dados que mostram como as consolas Xbox ficaram sempre atrás da PlayStation em termos de vendas, geração após geração.

O único momento em que a Xbox esteve perto de ultrapassar a PlayStation foi na geração da Xbox 360 / PS3, em que as vendas de ambas as consolas ficaram renhidas (a PS3 acabou por conseguir vender mais 3 milhões de unidades).

Crédito da imagem: WSJ

No entanto, nas gerações seguintes, a PlayStation conseguiu vender praticamente o dobro da Xbox. Na imagem acima, vemos como a PS4 vendeu 117 milhões de unidades comparativamente às 57.9 milhões da Xbox One. Na actual geração de consolas, o mesmo está a repetir-se. A PS5 já vendeu mais do dobro da Xbox Series X | S.

A grande aposta da Xbox tem sido o Xbox Game Pass, o serviço de subscrição através do qual podes aceder a centenas de jogos por um preço mensal. O serviço transcende as consolas Xbox, funcionando também no PC e nos smartphones através do Xbox Cloud Gaming. Porém, apesar da grande versatilidade de plataformas, o serviço não está a ter o crescimento previsto pela Microsoft.

Na imagem em baixo, mostrada na reportagem da WSJ, vemos o crescimento previsto pela Microsoft para o Xbox Game Pass e o crescimento real que tem sido registado (as previsões vão apenas até 2022). Actualmente, o serviço conta com 34 milhões de subscritores.

Crédito da imagem: WSJ

A Xbox tem investido imenso para conseguir combater a Sony no mercado dos videojogos e isso viu-se nesta geração de consolas. Comprou a Bethesda por $7.5 mil milhões e mais recentemente a Activision Blizzard por $67 mil milhões. Todavia, seguiram-se cortes na divisão gaming da Microsoft. No início do ano foram despedidos 1900 funcionários. Recentemente, mais de 650 funcionários.

Os fãs da marca têm acusado a Microsoft de estar a retirar valor à sua consola, devido a estar lançar os seus jogos nas consolas rivais, como aconteceu com Sea of Thieves, Hifi Rush, Grounded, e Pentiment. A gota final para alguns fãs foi Indiana Jones and the Great Circle, que vai ser lançado na PS5 um pouco mais tarde.

As estratégias da Xbox para triunfar têm sido, sem dúvida, disruptivas. Mas, ultimamente, fica a questão: será que vai compensar?

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.