A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Apple pode enfrentar multas na Europa de $1000 milhões por dia

Apple

A Apple pode estar em sérios apuros na Europa.

Depois de levar com uma multa de $1.84 mil milhões em Março por ter abusado da posição dominante da App Store para impor medidas injustas às apps de música como o Spotify, está novamente a ser investigada pela Comissão Europeia por infringir o novo DMA da região.


Para contexto

Em Março a União Europeia implementou novas regras para obrigar companhias como a Apple a permitirem que companhias terceiras tenham as suas próprias lojas da aplicações no sistema operativo, de forma a não terem que pagar uma fatia de 30% por cada compra do consumidor.

No entanto, a Apple rapidamente impôs uma nova regra. A companhia permite que lojas terceiras sejam instaladas no iOS, mas os desenvolvedores têm de pagar uma taxa de €0.50 chamada Core Technology Fee.

A taxa é por cada instalação da aplicação e é cobrada a companhias com mais de 1 milhão de instalações nos 12 meses anteriores. Portanto, a Apple inventou uma forma de ainda receber a sua fatia, mas de uma forma diferente.


Devido a esta taxa, a Comissão Europeia está agora a investigar novamente as políticas da Apple.

Um artigo do Financial Times (via Yahoo) diz que a Apple, se for considerada culpada, pode enfrentar multas até $1000 milhões por dia, que equivale a 5% porcento da faturação diária da companhia (são cerca de $20 mil milhões).

A Comissão Europeia também abriu uma investigação da Meta (Facebook, Instagram, Whatsapp) e Alphabet (Google) para verificar se estão a cumprir as novas regras digitais da Europa.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.