A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Fazer abdominais ajuda a perder a barriga?

Fazer abdominais ajuda a perder a barriga?

Estamos oficialmente na Primavera e uma preocupação generalizada começa a surgir na cabeça das pessoas que acumularam uns quilos extra no Inverno: como perder a barriga a tempo do Verão?

Contrariamente à crença comum, fazer abdominais não é a forma mais eficaz de perder a barriga. Como qualquer actividade física, fazer abdominais provoca gasto calórico, mas pouco comparativamente a outras actividades.

A estimativa do Burned-Calories é que gastamos cerca de 6 calorias por cada minuto a fazer abdominais. Mas há mais: a maioria das pessoas fora de forma não aguenta sequer fazer um minuto de abdominais com ritmo constante.

Portanto, o que fazer? A resposta está mais adiante.

Fazer abdominais não faz perder gordura localizada

Quando as pessoas procuram uma solução para perder a barriga, os abdominais é uma escolha popular porque se acredita que fazem perder a gordura localizada na área abdominal. Vou sublinhar e destacar: ISTO ESTÁ ERRADO.

Infelizmente, o nosso corpo é teimoso e não podemos escolher em que zonas perder gordura. Não há nenhuma forma natural de perder gordura localizada, seja onde for.

Portanto, se queres perder a barriga, tens que perder gordura no geral e continuar a insistir até que a barriga desapareça. O processo pode demorar semanas ou meses, dependendo da tua quantidade de gordura corporal.

Para referência, aqui está uma imagem que mostra o aspecto de diferentes percentagens de gordura em homens e mulheres. Por norma, os homens conseguem atingir percentagens mais baixas naturalmente.

Percentagem de gordura corporal homens e mulheres

Como perder gordura

A não ser que recorras a cirurgias estéticas como uma lipoaspiração, só existe uma forma de fazer o corpo perder gordura: chama-se défice calórico.

Como o nome indica, estar em défice calórico significa ingerir menos calorias do que o necessário. Por exemplo: um adulto mediano necessita de 2000 Kcal diariamente. Estar em défice calórico significa consumir menos do que 2000 Kcal todos os dias (no entanto, recomenda-se que o défice não seja inferior a 500 Kcal.)

Se não sabes quantas calorias o teu corpo necessita diariamente, podes usar esta ferramenta gratuita introduzindo os teus dados.

Fazer exercício e uma boa dieta ajudam imenso

Se queres levar a sério o processo de perder a barriga, fazer exercício físico regularmente (pelo menos 3 vezes por semana) e ter uma dieta equilibrada, optando sobretudo alimentos alimentos pouco processados são uma tremenda ajuda.

O exercício físico deve ser composto tanto por exercícios cardiovasculares (correr, pedalar, nadar, saltar, etc) como por exercícios de força (basicamente, levantar peso).

Os exercícios de força são fundamentais não só para ganhar massa muscular e ficar com aquele aspecto de corpo tonificado, como para preservar a massa muscular existente durante a perda de gordura.

Então não devo fazer abdominais?

Para terminar, não existe nada de errado em fazer abdominais. São um exercício para fortalecer o tronco e aumentar massa muscular na região abdominal, no entanto, não fazem perder a gordura localizada, contrariamente ao mito que se propaga.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.

2 Comentários

Efetua login para comentar
  • img
    Andrefilipesaramago

    Quando corria o primeiro sítio onde se notou a perda de peso foi na cara e na barriga. As pernas foram o último sítio apesar de serem elas a fazer o maior esforço no acto da corrida.

    • img
      Jorge Loureiro | Fearme

      Isso varia muito de pessoa para pessoa.

  • img
    Diana Oliveira

    Infelizmente as pessoas vão 1 mês ou 2 a pensar que vão perder a barriga milagrosamente e esquecem-se que a barriga é a parte mais difícil de perder a barriga pelo que li faz uns tempos e pelo que os P.T falam.

    Insistencia, controle, e hábito é o "segredo" para um corpo saudável

    • img
      Jorge Loureiro | Fearme

      Sim, o importante é ser consistente e perceber que existe um equilíbrio a manter.