A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Bandai Namco está a pressionar funcionários para se despedirem

Bandai Namco despedimentos
Crédito de imagem: Bandai Namco

Bandai Namco, uma das maiores editoras da indústria dos videojogos, está neste momento a cancelar vários títulos que se encontravam em desenvolvimento e a implementar cortes significativos na quantidade de trabalhadores.

A empresa é conhecida por grandes franquias como Dragon Ball, One Piece, Tekken, Dark Souls, Elden Ring, Little Nightmares e Tales Of, entre outras. No ano fiscal de 2023, a Bandai Namco teve receitas de $7.17 mil milhões, um pequeno decréscimo comparativamente ao ano anterior.

Está neste momento numa mudança para se adaptar ao mercado digital. De certa forma, a empresa pretende reestruturar-se e focar-se em projetos com maior impacto, mas com custos reduzidos.

Apesar da editora negar que está a reduzir o número de funcionários, fontes internas revelaram ao Bloomberg que está a usar uma abordagem típica no Japão. Esta abordagem consiste na criação de um ambiente desfavorável para os funcionários, fazendo com que eles mesmo se despeçam por conta própria. Assim, cerca de 200 funcionários já foram alvo dessa técnica, apelida de "Oidashi Beya". 100 deles já se despediram.

Cancelamento de Títulos

Os detalhes sobre os cancelamentos que afetaram projetos em desenvolvimentos envolvem franquias de anime, como One Piece e Naruto. Curiosamente, a Bandai Namco acabou de lançar um jogo de anime, Dragon Ball Sparking! Zero, que está a bater recordes de vendas.

Pressão Interna

Os funcionários da Bandai Namco têm relatado o quão tenso está o ambiente dentro da empresa, sobretudo devido a sugestões de saída em vez de demissões formais. Tudo isto apenas para escapar às consequências legais e sociais que envolvem um despedimento. Consequentemente, está a trazer muita inseguranças entre as equipas e os colaborados.

Futuro da Bandai Namco

Apesar das dificuldades, a Bandai Namco reafirmou o seu compromisso com o desenvolvimento de jogos de alta qualidade e com a continuidade das suas principais franquias.

Foto de Rita Vieira - Autor na Geekinout
Autor

Rita Vieira

A Rita adora jogos de tiros competitivos como Rainbow Six Siege e Fornite. Joga tanto que os comandos não lhe duram e precisa de comprar novos regularmente. Também dá uns toques em Minecraft ocasionalmente.