A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

DEI Detected? Agora existe um site para classificar se um jogo é woke

Dragon Age The Veilguard Woke
Crédito da imagem: Bioware / EA Games

Em 2024, os termos "woke" e "DEI" (Diversidade, Equidade e Inclusão) tornaram-se centrais em discussões na indústria dos videojogos. Pelas redes sociais, testemunhamos discussões fulminantes entre jogadores sobre como os jogos estão, alegadamente, a ficar piores pela maior inclusão e diversidade, ao ponto em que até personalidades como Elon Musk se envolveram no debate.

O debate reflete uma crescente polarização cultural na indústria do entretenimento em geral: de um lado, estão aqueles que defendem maior inclusão e representação diversificada nos jogos; do outro, críticos que questionam essas mudanças e preferem manter abordagens mais tradicionais e conversadoras em relação ao design e às narrativas.

Como resultado disso, agora nasceu um novo website chamado DEI Watchdog, cujo propósito é avaliar quão woke são os videojogos. As análises são submetidas pela comunidade e neste momento não há qualquer sistema para provar que o jogador que escreveu a análise testou o jogo em questão, imitando outros websites como o Metacritic, em que o review bombing se tornou prevalente.

Cada jogo, tem duas pontuações distintas. Uma é para a qualidade do jogo em si; outra para a "Modificação de Conteúdo". É nesta última que o jogo pode ser classificado como "Slightly Based", "Woke", "Ultra Based" ou "Ultra Woke". Em baixo, temos o exemplo de Dragon Age: The Veilguard, classificado como Woke. Há também métricas para classificar se as mulheres são atraentes e sensuais, ou se são tapadas ou fortes. Nos homens, é possível classificar se são homens machos ou rapazes sensíveis.

Várias áreas do site ainda estão em construção, no entanto, já foram publicadas mais de 400 reviews pela comunidade. Cerca de 900 estão para ser aprovadas, segundo as estatísticas públicas no site.

Crédito da imagem: DEI Watchdog

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.