A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Denuvo diz que a comunidade gamer é tóxica

Denuvo
Crédito de imagem: Denuvo / Irdeto

A Denuvo expressou a sua frustação em relação à quantidade de críticas que têm vindo a receber da comunidade de jogadores, argumentando que essas críticas acontecem porque simplesmente a sua tecnologia é eficaz.

Para quem não sabe, a Denuvo é uma tecnologia desenvolvida com o propósito de proteger todo o tipo de engenharia reversa aplicada aos videojogos. Por outras palavras, o seu propósito principal é proteger os videojogos da pirataria.

Entre as discussões dos jogadores têm sido um alvo de críticas pelo seu software de proteção anti-tamper, acusado de prejudicar o desempenho de vários jogos, como Resident Evil Village e Tekken 7.

Com críticas acentuadas na comunidade de jogadores do PC, a experiência de utilizadores tem piorado em diversos jogos por culpa da empresa. Ou pelo menos, é isso os que os jogadores dizem.

Para tentar combater esta "toxicidade", a Denuvo optou por tentar perceber o porquê ao interagir com a comunidade num servidor de Discord, mas devido ao conteúdo inapropriado gerado em volta deste assunto, o Discord teve de ser encerrado.

Andreas Ullmann, um gestor de produto da Denuvo, partilhou a sua opinião numa reportagem da Rock Paper Shotgun, mencionando que acredita o ódio é gerado principalmente por uma minoria de jogadores que prefere ter acesso a jogos pirateados, fortalecendo as críticas, uma vez que a Denuvo impede o acesso completo.

"Primeiro, a nossa solução simplesmente funciona. Os piratas não podem jogar jogos que estão a utilizar a nossa solução durante períodos de tempo bastante longos, normalmente até que o editor decida corrigir a nossa solução.", disse Ullmann.

Outros esclarecimentos também foram publicados no Discord criado pela empresa, relembrando que os problemas de desempenho em Resident Evil Village não foram causado pela empresa ,e sim pelas proteções extras atribuídas. Já em Tekken 7, o problema foi causado simplesmente por um código incorreto.

(imagem via tech4gamers)

Traduzindo:

"Tekken 7 teve um problema em que uma parte errada do código fonte foi selecionada para proteção. Especificamente, foi acionada por certos movimentos de certas personagens, levando a uma gagueira no jogo”; “O Resident Evil Village incluía medidas de proteção adicionais que não estavam relacionadas com o Denuvo Anti-Tamper, o que causava um impacto no desempenho, uma vez que o jogo era crackeado, esta proteção era removida, o que levava a tempos de execução mais rápidos.”, como foi descrito no Discord.

A Denuvo, cansada de permitir este tipo de toxicidade e críticas sem fundamento, afirma também que continuará a investir em jogos para proteger os seus lançamentos.

Foto de Rita Vieira - Autor na Geekinout
Autor

Rita Vieira

A Rita adora jogos de tiros competitivos como Rainbow Six Siege e Fornite. Joga tanto que os comandos não lhe duram e precisa de comprar novos regularmente. Também dá uns toques em Minecraft ocasionalmente.