A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Earthblade: Primeiro foi adiado, agora está cancelado

Earthblade cancelado
Crédito de imagem: Extremely Ok Games

O próximo jogo dos criadores de Celeste e TowerFall foi cancelado.

A Extremely Ok Games (EXOK) anunciou a triste notícia que colocou um ponto final em Earthblade. Inicialmente, o jogo estava previsto para 2024, mas após enfrentar uma série de problemas durante o desenvolvimento, acabou por ser adiado.

Os conflitos internos dentro da equipa, como dificuldades em alcançar as altas expectativas e o lento progresso na criação do jogo, foram os problemas mais graves que levaram o jogo a ser cancelado.

O que aconteceu?

Através de uma publicação no blog oficial da EXOK, os produtores Noel Berry e Maddy Thorson, explicaram a situação e o que levou esta decisão.

Conflitos internos e saída de um membro chave:

A primeira fratura aconteceu entre os fundadores da EXOK (Noel e MAddy) com Pedro Medeiros, o diretor de arte do estúdio.Um desentendimento entre ambos levou a que os direitos de propriedade intelectual de Celeste provoca-se tensões.

A separação levou a que Pedro abandonasse o projeto. Consequentemente o estúdio perdeu um dos pilares criativos mais importantes.

Desenvolvimento lento e insatisfatório

Depois de vários anos a fio a trabalhar em Earthblade, o jogo não esta avançar tanto o quanto se esperava. O progresso começou a gerar frustações por parte da equipa, apesar da dedicação de todos os envolvidos

Uma grande pressão pós-Celeste

Após o sucesso de Celeste, o estúdio tinha uma enorme pressão sobre a equipa para criar algo ainda maior em melhor. Assim, todo este peso emocional criado levou a que o desenvolvimento a tornar-se exaustivo e posteriormente desmotivador. Após perceberem que o projeto deixou de ser satisfatório, Noel e Maddy questionaram-se se realmente valia a pena continuar.

Reconhecimento de mudança

A equipa admitiu que depois da saída de Pedro, tudo perdeu o rumo e que cancelar Earthblade seria a melhor opção neste momento.

Quais são os planos para o futuro?

A EXOK, com a intenção em recuperar alegria pela criação de jogos, já esta focada em criar projetos menores tal como fizeram com Celeste e TowerBall. Enquanto jogadores, resta-nos esperar pacientemente por mais novidades.

Foto de Rita Vieira - Autor na Geekinout
Autor

Rita Vieira

A Rita adora jogos de tiros competitivos como Rainbow Six Siege e Fortnite. Joga tanto que os comandos não lhe duram e precisa de comprar novos regularmente. Também dá uns toques em Minecraft ocasionalmente.