A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Estudo: gamers estão a jogar cada vez menos

O tempo que os gamers passam a jogar está a diminuir de ano para ano.

Se calhar tu próprio já tinhas reparado nisto, mas um estudo de mercado veio confirmar: os gamers estão a passar cada vez menos tempo a jogar, comparativamente ao período de confinamento.

Um estudo publicado pela Newzoo revela vários dados interessantes sobre o mercado dos videojogos. Um desses dados mostra que o tempo de jogo tem diminuído regularmente desde o primeiro trimestre de 2021.

Desde o Q1 de 2021 até ao Q4 de 2023, a média de tempo a jogar caiu 26%. Esperava-se que houvesse um aumento no Q4 devido por ser uma época com férias de Natal, mas tal não se verificou.

A tendência vai continuar, indicam os dados. O tempo que os gamers passam a jogar já diminuiu mais 10% em Janeiro de 2024, mas também pode ser uma consequência do calendário menos abastado de jogos, sugere o estudo.

Estudo: gamers estão a jogar cada vez menos

O estudo também mostra que, entre o tempo passado a jogar, mais de 60% foi com jogos lançados há mais de 6 anos. Esta é outra tendência que tem vindo a aumentar.

Apesar dos excelentes lançamentos de 2023, jogos com menos de 3 anos apenas representaram 23% do tempo passado a jogar no último ano. Isto mostra que as editoras e estúdios estão a ter dificuldade em lançar jogos que mantenham os jogadores interessados.

Os jogadores acabam por voltar a jogos mais antigos e a passar mais tempo lá.

Tempo de jogo em jogos lançados há mais de 6 anos

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.

2 Comentários

Efetua login para comentar
  • img
    Diana Oliveira

    Pode ser também como os jogos andam a ficar cada vez mais longos , campanhas de 40h+ e DLC ou "games as a service" que basicamente "tomam conta" da tua vida, s pessoas prefiram curar as suas experiencias para jogos mais curtos e que elas saibam que vão gostar, o factor nostalgia sempre ajuda também.

    E como ja falaram o preço atual dos jogos está um pouco alto para as pessoas poderem se dar ao luxo de comprar muitos jogos atuais.

  • img
    Furian

    Interessante 🤨 há várias coisas a ter em consideração ! Até o próprio pós confinamento levou as pessoas a valorizar outras coisas ! Mas a parte de voltarem a jogar jogos mais antigos e mesmo interessante ! Pois pode ser por variados factores ! Um deles o preço atual dos jogos que leva as pessoas a não comprarem logo é esperar por uma campanha mais atrativa !

    • img
      Jorge Loureiro | Fearme

      Ou a maior parte dos jogos recentes não são assim tão interessantes.