A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

"Nos próximos anos vai haver uma verdadeira escassez de jogos", diz CEO da Saber

A indústria dos videojogos está a passar por dificuldades. Os despedimentos que têm acontecido regularmente desde o início de 2024 são um sinal disso. E quando há dificuldades, quem se adapta sobrevive. Quem não se adapta, morre.

Matthew Karch, o CEO da Saber Interactive, que acabou de se tornou independente depois de se separar do aglomerado Embracer Group, acredita que a indústria está a passar por severas mudanças e que o modelo actual de jogos AAA é insustentável.

Eis o que foi dito por Matthew Karch numa extensiva entrevista com o IGN:

Acho que à medida que fazer jogos se tornar mais caro, o jogo de $70 vai seguir o caminho do pássaro Dodo (significa que vai extinguir-se). É o que penso, não é sustentável... recordas-te do hype para Cyberpunk, que acabou por ter um bom desempenho, mas quando as expectativas são tão elevadas e há tanto dinheiro num só jogo, é um grande risco para a companhia responsável.

Então, como serão desenvolvidos os jogos no futuro? A perspectiva de Karch é que não haverá propriamente uma redução de qualidade, mas o foco será reduzir custos. A inteligência artificial pode ajudar neste aspecto, acredita o CEO.

"Penso que nos próximos anos vai haver uma verdadeira escassez de conteúdo de jogos. Já viste a quantidade de despedimentos, já viste quantos jogos foram à vida. Mas temos muitos bons projectos em andamento dos quais estou orgulhoso e confiante.

Um desses projectos é Warhammer 40,000: Space Marine 2, que vai ser lançado em Setembro deste ano para as consolas actuais e PC.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.