A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

O futuro da Warner Bros. nos jogos: mobile, free-to-play e jogos como serviço

De agora em diante, o plano da Warner Bros. para a indústria dos videojogos passa por investir mais nos chamados jogos como serviço (live service), jogos mobile, e jogos free-to-play.

J.B. Perrette, Presidente & CEO da divisão Warner Bros. Discovery, foi quem revelou que este é o plano a seguir, apontando que a indústria dos jogos AAA pode ser fantástica quando tens exemplos como Hogwarts Legacy a vender 22 milhões de unidades, mas também pode ser desastrosa com casos como Suicide Squad: Kill the Justice League, que falhou em cumprir as expectativas da companhia.

As declarações de Perrette surgiram num evento da firma financeira Morgan Stanley. A Warner Bros. quer "apostar a dobrar nos jogos como uma área", porque acredita que existem mais oportunidades de crescimento.

Para reduzir a volatilidade que sentiram nos jogos AAA, a estratégia é apostar em franquias centrais como Harry Potter e levar algumas delas para o mobile, segmento free-to-play, e jogos como serviço.

A ideia é que os jogos levam as pessoas a gastar dinheiro durante um período de tempo mais longo, contrariamente aos jogos AAA, em que o dinheiro é gasto normalmente uma única vez: no momento em que o jogo é adquirido.

"Em vez de lançarmos apenas um jogo de consola, por que não desenvolvemos um jogo em torno, por exemplo, de Hogwarts ou Harry Potter, que seja um serviço em que as pessoas possam viver, trabalhar, construir e jogar nesse mundo de forma contínua?," disse Perrette.

A nossa opinião

Apesar da volatilidade associada aos jogos AAA, que de facto têm orçamentos gigantes e podem ser desastrosos nas contas de uma companhia quando falham, o segmento de jogos mobile e free-to-play é mais competitivo e sofre de maior saturação. A Warner Bros. está simplesmente a trocar um risco por outro.

Fonte: Gamespot

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.