A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Contactos

Pokémon TCG Pocket causa polémica: carta Mewtwo Shiny Ex custa 22,99€ e só está disponível com pagamento direto

Shiny MewTwo TCG Pocket
Crédito da imagem: The Pokémon Company

A mais recente atualização de Pokémon TCG Pocket — a versão mobile do jogo de cartas da série Pokémon — está a provocar polémica junto da comunidade de jogadores. Tudo por causa de uma nova carta shiny de Mewtwo que só pode ser obtida… pagando.

A carta em questão, Mewtwo Ex Shiny, chegou com um novo pack premium de 22,99€, e não está disponível em nenhum outro lugar do jogo — nem através de packs regulares, nem como recompensa de eventos. É, literalmente, exclusiva da loja e vem dentro de um conjunto com 120 lingotes (a moeda premium), uma moeda de Mewtwo Shiny, um tapete, capas, um fundo e uma capa temática. Mas o destaque vai inteiro para a carta que está a causar o rebuliço.

Este modelo de distribuição está a ser apontado como um "precedente perigoso", especialmente por colocar uma das cartas mais populares do jogo — em versão shiny — atrás de um muro de pagamento direto. Ainda que tecnicamente o jogo já tivesse cartas exclusivas para assinantes premium, esta é a primeira vez que uma carta deste calibre fica bloqueada apenas por uma compra única, sem outras formas de aquisição.

A comunidade, como seria de esperar, reagiu mal. Jogadores acusam a editora de caminhar numa direção que favorece práticas pay-to-win, mesmo que a carta Mewtwo Ex Shiny tenha exatamente as mesmas estatísticas da sua versão standard (que, essa sim, está disponível gratuitamente desde o lançamento). Não é, portanto, mais poderosa — mas é shiny, e isso basta para causar polémica.

Resta saber se a Creatures Inc. e a DeNA vão voltar atrás ou manter esta aposta em monetização agressiva. Para já, os jogadores que quiserem apanhar o seu Mewtwo Shiny Ex terão mesmo de abrir a carteira.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.