A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Viagem ao passado: Quando Ayrton Senna ganhou um troféu F1 do Sonic

Ayrton Senna Troféu Sonic
Ayrton Senna segura troféu F1 do Sonic / Sega (Crédito da imagem: McLaren / F1)

Hoje fazemos uma viagem no tempo até 1993, quando Ayrton Senna, o lendário piloto brasileiro da F1 e ainda hoje considerado um dos melhores de sempre da modalidade, ganhou um troféu do Sonic.

Afinal, como é que isto aconteceu? É isso o que vamos recordar.

Naquela época, o mercado das consolas de videojogos era dominado pela Sega e a Nintendo (a PlayStation não existia, nem a Xbox). Numa grande aposta de marketing para vencer a sua rival, a Sega envolveu-se na Fórmula 1 e tornou-se patrocinadora da Williams.

Embora a Williams hoje em dia esteja quase sempre no fundo da grelha, entre o início dos anos 80 e final da década de 90 foi uma equipa dominante, ganhando 9 campeonatos da F1 neste período, incluindo o ano de 1993.

Tal como podemos ver na imagem, o carro da Williams tinha várias referências à Sega e ao Sonic, como um logo na asa traseira e, mais engraçado, um desenho gráfico na parte frontal em que parecia que os pés do condutor pertenciam ao Sonic.

O equipamento da equipa também fazia alusão ao ouriço azul: o fato era todo azul, com as botas em vermelho para combinar com os sapatos de Sonic.


(crédito da imagem: Williams)

Para além de patrocinar a Williams, em 1993 a Sega também foi a principal patrocinadora da corrida European Grand Prix de 1993, que decorreu no Donington Park Circuit ao longo de 76 voltas. Como um showoff de marketing, o vencedor da corrida ia levantar o troféu do Sonic no final.

O plano original de marketing da Sega era que a Williams levantasse o troféu de Sonic no final da corrida, afinal, os pilotos da equipa tinham-se qualificado em primeiro (Prost) e em segundo (Hill) no Sábado. O carro da Williams era também melhor que o da McLaren, por isso, estava no papo certo?

Acontece que no Domingo choveu, e para quem não sabe, Senna era um mágico nas corridas com piso molhado. A volta inicial de Senna no Donington Park Circuit é comumente chamada como "A Volta de Deus" e considerada como uma das melhores de sempre na história da F1.

Apesar de ter começado em quarto na grelha, Ayrton Senna ultrapassou Michael Schumacher, Damon Hill e Alain Prost na primeira volta para assumir a posição de liderança na corrida. No final, Senna ganhou e foi ele que levantou o troféu do Sonic.

Para a Sega, a jogada de marketing funcionou na mesma, embora não como previsto.

Uma curiosidade que poucos sabem é que, o troféu do Sonic, não era na realidade o verdadeiro troféu da corrida. O troféu era apenas um trunfo de marketing. Depois de levantar o troféu da Sega, Senna recebeu o verdadeiro troféu.


(crédito da imagem: McLaren)

Outra curiosidade pouco conhecida é que depois do Grande Prémio Europeu de 1993, a equipa da McLaren acrescentou um pequeno detalhe ao seu carro, mostrando um ouriço esmagado, com as marcas do pneu por cima. Embora o ouriço retratado na figura não seja nada parecido com o Sonic, a mensagem que passa é bem clara.

Actualmente, o troféu do Sonic está na sede da Mclaren. A equipa partilhou recentemente várias fotos do troféu.


"Viagem ao passado" é uma série de artigos do Geekinout.pt em que recordamos a História dos videojogos e factos pouco conhecidos.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.