A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

O seu filho joga Roblox? Cuidado com os pedófilos

Roblox
Imagem via Roblox

Lançada em 2006 como uma plataforma focada em jogos criados pelos utilizadores, Roblox é actualmente o mais parecido que podemos encontrar com um parque infantil virtual. Com mais de 70 milhões de utilizadores activos por dia, a maioria deles menores de idade (60% dos jogadores têm menos de 16 anos), o jogo tornou-se num território fértil para predadores sexuais.

Desde 2018, a polícia dos Estados Unidos prendeu pelo menos 24 pessoas acusadas de raptar ou de abusar vítimas que conheceram através do Roblox, de acordo com dados lançados pelo Bloomberg. Alguns deles já tinham cadastro relacionado com agressões sexuais ou de abuso de menores. Nos últimos 13 meses, já houve 7 detenções, incluindo um homem da Florida acusado de raptar um adolescente que conheceu no Roblox.

A facilidade de criar uma conta na plataforma e o anonimato da pessoa por detrás dos avatares sorridentes tornam o jogo num território fértil para predadores deste tipo. Apesar do jogo ter controlos parentais e moderação, na maioria das vezes os pais acreditam que o jogo é um local seguro e não prestam atenção ao que os filhos estão a fazer.

Ron Kerbs, CEO e fundador da companhia Kidas, focada na segurança online das crianças, explica que "se um predador tiver como alvo crianças e começar a falar com elas para ganhar confiança e começar o processo de grooming, Roblox é uma forma fácil de o fazer. Em vez de irem ao parque em que toda a gente é criança, vais para o Roblox."

Na investigação lançada pela Bloomberg, uma jornalista criou uma conta no jogo e identificou-se como uma criança de 4 anos. No chat público, onde estavam 21 outros jogadores, alguém disse "Eu tenho 8". A jornalista respondeu dizendo "Tenho 4". Logo a seguir recebeu a mensagem: "Deixa o jogo e vamos conversar". Surge logo depois a notificação de pedido de amizade e chat privado.

"És solteira?" perguntou o estranho. A jornalista sublinhou que tinha 4 anos. A seguir surgiu a perguntar se tinha "👻 chat" (refere-se a Snapchat, que tem o logo de um fantasma). A seguir o estranho acrescentou: "a idade é apenas um número 😉".

Apesar do ocorrido, um representante da Roblox disse que o cenário não era realista, porque não leva em conta a vigia parental ou a incapacidade de uma criança de 4 anos de participar numa conversa por texto. "Um cenário destes seria extremamente incomum," disse o representante.

Os relatos de 20 funcionários e ex-funcionários, que pediram anonimato por receio de represálias, pintam um cenário mais preocupante, dizem que moderar um jogo com tantos utilizadores é uma tarefa interminável. Um moderador disse que a sua equipa recebia centenas de relatórios diários relacionados com a segurança das crianças, demasiados para a sua equipa conseguir prestar atenção a todos.

Os funcionários também acusam a companhia de priorizar o crescimento da plataforma em vez da segurança das crianças. Apesar dos pedidos por mais recursos das equipas de segurança, a companhia não responde, resultando em pilhas de relatórios que vão ficando para trás. Funcionalidades recomendadas para proteger crianças, como avisos pop-up, foram rejeitados. E medidas de segurança, para impedir para falar com estranhos, estão desligadas por padrão.

A Roblox está a investir cada vez mais em inteligência artificial, mas alguns funcionários afirmam que a tecnologia ainda não é capaz de detectar subtis sinais de grooming.

Como activar controlos parentais em Roblox?

Se o seu filho joga Roblox, a melhor forma de o proteger de estranhos é activar os controlos parentais nas definições do jogo. Aqui estão as instruções:

No computador

  1. Faça login na conta

  2. Clique no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito do site

  3. Selecione a opção "Configurações" indicada pelo ícone de engrenagem

  4. Selecione a opção "Privacidade"

  5. Na secção "Restrições de Conta", prima o botão de alternância para ativar as "Restrições de Conta"

  6. O botão de alternância ficará verde e será exibida a seguinte mensagem "As Restrições de Conta estão atualmente ativadas"

  7. Se pretender desativar as Restrições de Conta, basta pressionar novamente o botão de alternância

  8. Por favor note: Se a conta tiver um PIN ativado, este será necessário para ajustar as configurações das Restrições de Conta.

No smartphone

  1. Faça login na conta na aplicação

  2. Clique no botão "Mais" indicado por três pontos localizado no canto inferior direito da página

  3. Selecione a opção "Configurações"

  4. Selecione "Privacidade" no menu

  5. Na secção Restrições de Conta, prima o botão de alternância para ativar as Restrições de Conta

  6. O botão de alternância ficará verde e será exibida a seguinte mensagem "As Restrições de Conta estão atualmente ativadas"

  7. Se pretender desativar as Restrições de Conta, basta pressionar novamente o botão de alternância

Partilha:
Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.