A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Rumor: Xbox vai desistir de promover consolas Xbox na Europa e diminui stock

Xbox Series X S
© Microsoft / Xbox

Para quem acompanha a indústria dos videojogos, não é segredo que a Microsoft tem tido dificuldade desde o início da marca em vender as suas consolas na Europa. A única excepção até hoje foi a época da Xbox 360, em que a Microsoft conseguiu, durante algum tempo, estar à frente da sua rival PlayStation. Mas, nas gerações seguintes, a Xbox One e Xbox Series, a história voltou a repetir-se e as vendas de consolas são consideravelmente inferiores comparativamente às consola da Sony.

Verdade seja dita: os esforços de marketing da Microsoft na Europa para promover a Xbox são visivelmente menores do que os da Sony. Basta olhar para Portugal como exemplo. É frequente vermos publicidade da PlayStation nos canais de televisão, paragens de autocarro e em meios de comunicação online. O mesmo não acontece com a Xbox.

Um novo rumor, com base nas informações escritas por Tom Warren, editor do The Verge (via Reddit), diz que no próximo ano fiscal a Microsoft vai desistir completamente de promover as suas consolas Xbox Series na região EMEA (Europa, Médio Oriente, e África). O foco passará a ser exclusivamente o Xbox Game Pass, Cloud Gaming e comandos Xbox. Vai haver também menos stock das consolas Xbox Series na Europa.

Este parece um passo para desistir completamente do mercado das consolas, pelo menos nesta região. Se as consolas Xbox Series já vendem pouco neste momento, sem nenhum esforço de marketing as vendas serão ainda mais prejudicadas. No entanto, esta parece ser a direcção geral que a Microsoft escolheu para a marca Xbox.

Com todos os jogos first-party a estarem disponíveis para PC no dia de lançamento, além de ser possível jogá-los sem consola através de cloud gaming e de outras alternativas como a Fire TV da Amazon e Samsung Gaming Hub, a realidade é que há cada vez menos argumentos para comprar de propósito uma consola Xbox para jogar os títulos da marca.

Apesar da Microsoft não revelar os dados de vendas oficiais da Xbox na Europa, há vários dados que mostram que as vendas estão em queda livre há vários meses. Em Novembro de 2023, o Games Industry relatou que as vendas da Xbox tinham caído 52% em Outubro comparativamente ao ano anterior. Em Fevereiro de 2024, as vendas continuaram a cair, com 47% menos unidades vendidas relativamente ao ano anterior.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.