Valve pode estar a preparar nova consola para competir com a PS5
- por Jorge Loureiro
- 4 de fevereiro, 2025
- 0
Estará a Valve a preparar uma nova consola para a sala de estar?
O mercado das consolas está a passar por grandes mudanças, e à medida que a Xbox parece estar a dar sinais de querer abandonar a produção de hardware, há rumores de que outra empresa está pronta para ocupar esse espaço. E essa empresa é nada mais, nada menos que a Valve, dona da Steam.
Já com um pé no mercado das consolas através da Steam Deck, a Valve parece agora estar a trabalhar numa nova consola para a sala de estar, capaz de competir diretamente com a PlayStation 5 e, possivelmente, até substituir a Xbox como a terceira grande marca do gaming.
O que sabemos até agora?
Quem avança com este rumor é o insider espanhol "eXtas1s". Num novo vídeo publicado no seu canal, afirma que a Valve está abertamente a trabalhar nas drivers da gráfica 9070 (RDNA 4) da AMD, que está pensada especificamente para consolas caseiras.
Com base em rumores anteriores, sabemos que a Valve está a trabalhar num novo hardware com nome de código Fremont. Inicialmente, pensou-se que poderia ser a Steam Deck 2, no entanto, com base na porta HDMI do dispositivo, parece algo pensado para ser ligado à TV.
Steam Machines 2.0?
Um detalhe curioso que reforça esta teoria é a existência de uma porta HDMI no dispositivo. Ao contrário da Steam Deck, que é essencialmente uma consola portátil, este novo hardware parece projetado para ser ligado diretamente à TV, o que levanta ainda mais suspeitas sobre a possível aposta da Valve no mercado das consolas de mesa.
Caso se confirme, este projeto poderá representar um regresso da Valve ao conceito da Steam Machine, uma tentativa falhada da empresa em lançar PCs otimizados para a sala de estar. Contudo, com a experiência adquirida com a Steam Deck, a Valve poderá estar melhor posicionada para tentar novamente.
O mercado das consolas está a mudar
Com a Microsoft a explorar novas estratégias e a colocar os seus jogos em outras plataformas, a entrada da Valve no mercado das consolas caseiras faz cada vez mais sentido. A Steam já é a maior plataforma de gaming no PC, e um dispositivo dedicado para a sala de estar poderia ser uma jogada estratégica para conquistar um novo público que acha o PC uma plataforma demasiado complicada.
A entrada da Valve no mercado das consolas também pode levar a PlayStation a retirar os seus jogos do PC, visto que a Valve passaria ser uma concorrente direta. Até agora, a PlayStation tem lançado os seus jogos para PC através da Steam e Epic Games Store.
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Outros artigos
Kingdom Come Deliverance 2: queres um jogo grande? A platina demora 200 horas
- 4 de fevereiro, 2025
Leak de Assassin’s Creed Shadows revela templários portugueses no jogo
- 3 de fevereiro, 2025
Multiversus com morte anunciada, Season 5 é a última
- 31 de janeiro, 2025
0 Comentários
Efetua login para comentar