A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Xbox não faz publicidade na Europa porque não há dinheiro para isso

© Xbox / Microsoft

Seria de esperar que uma companhia que gastou dezenas de milhares de milhão em aquisições nos últimos anos não tivesse problemas em financiar departamentos de marketing para promover a sua marca, mas não é isso o que acontece com a Xbox.

Michael Flatt, o líder de marketing da Xbox EMEA (Europa, Médio Oriente, e África) queixou que não tem o mesmo orçamento para gastar em publicidade que a PlayStation, a concorrente directa da Xbox e que domina o mercado europeu.

As declarações de Michael Flatt foram concedidas ao MarketingWeek e respondem a uma questão que os fãs têm na cabeça há muito: por que razão a Xbox não faz mais publicidade na Europa?

De um ponto de vista de financiamento, precisamos de trabalhar arduamente contra a nossa concorrência," fisse Flatt. "Eles (a PlayStation) estão abençoados com fundos de marketing que não podemos usufruir. Mas está tudo bem. Adoptamos o que chamaríamos de uma abordagem responsável nos investimentos de media.

Flatt disse especificamente que não tem grandes orçamentos e que "tem de raspar o fundo da panela" e lutar por fundos que provavelmente iriam para outro lado. Isto explica por que razão é extremamente raro ver publicidade da Xbox na Europa.

Aqui em Portugal, com a excepção das redes oficiais da marca, a Xbox não aparece em anúncios de TV ou Youtube, nem nas paragens de autocarro onde em alguns épocas do ano vemos publicidade à PlayStation e os seus jogos.

Nos últimos meses, as vendas de consolas Xbox estão em queda livre na Europa.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.