A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Xbox vai virar editora third-party? Phil Spencer diz que os jogos vão aparecer em mais plataformas

Xbox Starfield
Crédito da imagem: Xbox

Pelas palavras de Phil Spencer, a Xbox vai continuar a caminhar na direção de se tornar numa editora third-party.

Apesar de ser uma fabricante de consolas, há algum tempo que a Xbox abandonou o conceito dos exclusivos e começou a lançar os seus jogos noutras plataformas, até mesmo na PlayStation. A experiência começou com apenas quatro jogos - Grounded, Hifi Rush, Pentiment e Sea of Thieves - mas tornou-se evidente que no futuro vão surgir muitos mais jogos. Um dos já confirmados é Indiana Jones and the Great Circle, que vai chegar à PS5 na primavera.

Numa recente entrevista com a Gamertagradio (via Shinobi), Phil Spencer disse que no futuro vamos ver mais jogos da Xbox a chegar a outras plataformas. O argumento é que não quer limitar os grandes jogos da Xbox à sua plataforma, dando a possibilidade a mais jogadores de terem acesso.

Adoramos a nossa plataforma e o nosso hardware, mas não vamos erguer muros onde as pessoas possam interagir com os excelentes jogos que os nossos estúdios estão a criar (...) os nossos jogos vão aparecer em mais sítios, não há dúvidas," comentou Spencer.

Quanto à razão para as pessoas continuarem a comprar consolas Xbox, visto que deixou de ser uma necessidade, Phil Spencer disse que quer que os jogadores façam uma escolha com base nas capacidades do hardware.

Quero que as pessoas escolham o hardware com base nas capacidades desse hardware e nas escolhas que querem fazer relativamente ao local onde querem jogar. Queremos que o nosso hardware ganhe com base nas capacidades que temos (...) hardware crítico e fundamental para o que a Xbox é - não tentar impedir que os jogos sejam jogados em sítios diferentes," explicou Spencer.

Vários fãs da Xbox têm-se mostrado reticentes relativamente à nova postura da Marca. Há quem não acredite que não é a direção certa a seguir e que a Xbox enquanto marca vai perder valor. Só o futuro dirá se esta é a estratégia correta ou não.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.