A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

FTC não desiste e usa aumento do Game Pass para atacar a Microsoft

Xbox Game Pass
© Xbox / Microsoft

Apesar da aquisição da Activision Blizzard por parte da Microsoft estar concluída, a FTC ainda não desistiu de lutar contra a Microsoft e usou o recentemente ao aumento e mudanças no Game Pass como evidência de que a companhia está a degradar o serviço e a investir menos como resultado da consolidação.

Para contexto

Depois da decisão do tribunal a favor da Microsoft para avançar com a compra de $68.7 mil milhões, a FTC submeteu um apelo no Tribunal de Apelo do Nono Circuito. O Tribunal ainda não tomou uma decisão relativamente ao apelo da FTC, que continua a submeter evidências e novos documentos contra a Microsoft. A mais recente é um documento sobre o aumento de preço do Game Pass e a introdução do Game Pass Standard (via Games Fray)

No documento, a FTC acusa a Microsoft de degradar o serviço por várias razões: remover o Game Pass Consola para novos subscrições, não disponibilizar estreias first-party no lançamento no Game Pass Standard, e aumento generalizado nos preços de todas as subscrições. A FTC tenta usar isto a favor, afirmando que tinha alertado para este tipo de dano ao consumidor caso a junção entre as duas companhias fosse concluída.

No mesmo documento, o regulador acusa a Microsoft de ser inconsistente entre as suas palavras e acções. Previamente, tinha prometido que Call of Duty chegaria a mais gente através do Game Pass sem a introdução de uma nova modalidade de subscrição mais cara. Com a introdução do Game Pass Standard e remoção do Game Pass Consola para novos subscritores, os consumidores são basicamente obrigados a aderir ao Game Pass Ultimate para ter acesso. O Game Pass Ultimate aumentou de preço e Call of Duty ainda nem chegou ao serviço.

O que vai acontecer se a FTC ganhar?

Com a compra consolidada, é difícil de prever o que vai acontecer caso a FTC vença o apelo. É possível que a Microsoft tenha de fazer mais concessões para satisfazer os reguladores.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.